Coluna publicada na EGM Brasil Ed85 – Janeiro

De pouco em pouco os brasileiros estão descobrindo esse novo mundo. Mundo? Sim, pois existem milhares de jogos disponíveis e centenas sendo lançados todos os meses no mundo inteiro. Com toda essa quantidade existem jogos para todos os gostos e bolsos. Jogos de grandes franquias, jogos inovadores, jogos retros, jogos ridiculamente simples, jogos de propaganda (Advergames) entre muitos outros. Você deve se perguntar: “-Como que existe tudo isso e eu não sabia?” O jeito é que a entrega desses jogos ainda não está como deveria ser. Entender as vantagens e desvantagens talvez seja o melhor jeito de esclarecer isso e o primeiro passo para mudar.

Vantagens

  • A compatibilidade dos jogos – Mapeamento do teclado, versões de software, tamanhos de tela e muitas outras coisas ditam a compatibilidade do jogo. Todos esses fatores minimizam o problema da pirataria.
  • Disponibilidade – Praticamente, você pode baixar um jogo a qualquer hora e em qualquer lugar com seu celular.
  • Praticidade – O jogo pode ser cobrado diretamente da conta de sua operadora, seja Pré-pago ou pós-pago.

Desvantagens

  • A compatibilidade dos jogos – Também é um ponto negativo, pois aumenta o custo de desenvolvimento e o retorno das vendas também tem relação direta com a cobertura de aparelhos.
  • Taxas, tarifas e impostos – Principal fator que segura o grande “Boom”. Diversos fatores financeiros inviabilizam o crescimento do mercado. Sem essa barreira, os jogos teriam: mais divulgação; mais investimento em desenvolvimento; preços mais justos e acessíveis.
  • Experiência limitada – Uma barreira que está sendo quebrada aos poucos. Os novos aparelhos trazem novas possibilidades, mas ainda não é algo massificado.

O futuro parece bem promissor, considerando que os celulares estão cada vez mais parecidos com computadores de bolso. Eu como jogador não vejo a hora de passar 24 horas por dia em MMO de celular.