Há alguns anos o varejo tradicional vem se adaptando a mudanças tecnológicas significativas. Como por exemplo a implementação de e-commerce, porém um dos passos mais desafiadores é a introdução da realidade virtual e/ou aumentada na experiência de seu cliente.

O ponto mais importante deste momento de desenvolvimento de realidade virtual e/ou aumentada é que a relação com seu consumidor é muito mais próxima e profunda, deve-se aproveitar muito bem dessa ferramenta para e-commerce, por exemplo. Permitindo que as pessoas “provem” seus produtos por meio de um acessório de realidade virtual.

Essa é uma ferramenta sensacional, pois como no varejo tradicional ainda há a presença do vendedor ou do consultor para auxiliar e até influenciar a compra de algum dos produtos. É importante que haja esse avanço de tecnologia pois assim o e-commerce pode reverter a tão dita frase “mas eu não posso provar”, oferecendo experiências de compra em pop-up stores criadas em locais pré-definidos, como essa da Airwalk.

Ação de Realidade Aumentada

Ação Airwalk

De acordo com um estudo realizado pela Episerver, 92% dos consumidores que entram em sites de varejistas pela primeira vez não convertem em vendas. Portanto, talvez oferecer experiências enriquecedoras seja o investimento necessário para mudar essas estatísticas.

Além disso, essas experiências podem (e devem) inserir logotipos da marca em questão para fixar melhor a ideia, oferecendo uma realidade cada vez mais imersiva e sensitiva.

Ações de Realidade Virtual

Ação HBO – Game of Thrones

A HBO em 2014 criou o mundo de Game of Thrones todo em realidade virtual, e o espectador experimentava a sensação de utilizar o elevador da Muralha de Gelo, dar uma olhada além dali e para a experiência ficar ainda mais real um vento gélido soprava nos participantes da ação.

Ação Cidade do Porto

Ou essa outra experiência, que é muito mais “institucional”, na qual a Cidade do Porto poderia ser visitada por meio de acessórios de realidade virtual, permitindo futuros turistas a enxergarem melhor as possibilidades, mostrando os pontos turísticos mais icônicos, deixando aquele gosto de quero mais.

O ponto é que não importa em qual tipo de realidade você prefere investir (virtual ou aumentada), porém deve enxergar essas possibilidades como novos e maravilhosos caminhos para seu negócio, novas formas de interação que permitem melhor análise de dados (já que os rastros do olhar são mais facilmente captados), melhor experiência de compra e muitas vantagens mais.

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