O mercado de trabalho, ainda assombra muitas famílias desde o início da crise financeira de 2018. No entanto, presenciamos o crescimento no mercado de empreendedores desde então.

Em 2018, o mercado de franquias faturou R$ 174,843 bilhões, um crescimento de 7,1% em comparação a 2017 e a estimativa é que tenha fechado 2019 em torno de 7% que deve ser considerado um quadro otimista.

Caso, pretenda investir em franquias, saiba que não precisa somente ter capital como também, saber qual segmento escolher.

Em 2020, o ramo de alimentação e educação estão em destaque.

Ao escolher a franquia, além da importância do fator investimento, tem algumas diretrizes que precisam ser seguidas que vão do planejamento de negócio até a parte de marketing, que é onde queremos pontuar.

O marketing tanto digital quanto offline tem dois direcionamentos na franquia:

Marketing Institucional que promove a marca para todos os franqueados;

Marketing local que promove a loja do franqueado para o comércio local.

Portanto, comprar uma franquia não lhe permite fazer o marketing digital da maneira que achar melhor. E mesmo que o mercado esteja para o mundo online, não se pode ignorar a importância de promover o seu negócio ao todo.

Assim, separamos algumas dicas:

  • As promoções online devem estar atreladas a publicidade da loja e com conhecimento de todos os funcionários para não haver discordância de informações com os clientes;

  • Toda promoção que tenha validade ou seja exclusiva tem que estar bem clara e nítida para que o cliente, não se sinta lesado ou enganado;

  • Mantenha sempre a fachada limpa e iluminada, pois também faz parte do marketing;

  • Tenha os espaços da loja com fácil circulação para não atrapalhar a entrada e saída dos clientes;

  • Trabalhe acessibilidade da sua loja, tenha acessos adaptados na parte externa e interna;

  • Caso a sua franquia aprove divulgação individual, faça a arte e peça aprovação para não ocorrer advertências.

Caso tenha alguma dúvida, acesse o site: https://bit.ly/2RGDDRg para mais informações sobre franquias.

Lembrete: Ser empreendedor não é somente ser seu próprio chefe, é ser o anfitrião do começo ao fim do sucesso do seu negócio.

Pense nisso!

Aline da Silva

Gerente de Projetos