A redação publicitária aplicado às redes sociais 

A Todo momento estamos escrevendo e produzindo conteúdo nas redes sociais, isso pode ser muito bem uma redação publicitária. É um texto desabafo no facebook. É uma legenda para aquela selfie do dia. Sem contar os inúmeros stories do dog, da sobremesa, look do niver e aí vai….

Percebemos que a internet é uma vitrine aberta de conteúdo para TODOS. Sua acessibilidade e aderências pelos mais variados gêneros e interesses presentes ali, reflete na forma como consumimos conteúdo a todo instante.

A partir daí, temos um novo cenário.

Os das marcas e empresas, que obrigatoriamente estão colocando o conteúdo a frente das estratégias de marketing, seja:

  • contribuir com a exposição da marca,
  • atrair fãs ou até aumentar o engajamento nas redes sociais.

Nesta etapa, é preciso enxergar as mais distintas formas e jeitos que o público pode consumir seus conteúdos. Seja lá, um e-book, gif, vídeo ou até um canvas, ser criativo é fundamental. 

O redator publicitário é um dos criativos cruciais, quando o assunto é produção de conteúdo para as mídias sociais.

Não é preciso ser nenhum mestre da literatura para ser um redator publicitário. Muito pelo contrário! É preciso entender o máximo sobre o público!!

Quem são essas pessoas com quem preciso falar?

Qual o nível de informação delas?

O que esperam?

Com o que se importam?

Como se comportam?

Como ela fala?

Além de saber como aplicar, dependendo do trabalho:

  • criar títulos,
  • slogans,
  • anúncios,
  • storytelling,
  • jingles,
  • legendas de vídeos entre outros.

A seguir, deixo um 360º sobre o módulo de Redação Publicitária da Academia Trianons. Curso drigido e apresentado em aula pela redatora publicitária, Eliana Loureiro, com dicas para você que deseja ser um redator publicitário. Ou, até mesmo para quem está começando a escrever conteúdo para internet e redes sociais:

Orientações Gerais: 

  • Evite conjunções (exceto mas), pontuações bruscas e a ordem indireta dos termos na frase.
  • Sempre que possível, use o verbo na voz ativa e no presente.
  • Estruture o texto com frases curtas e afirmativas.
  • Se precisar, use a repetição para estimular a memorização.
  • Frases simples com palavras de simples entendimento.
  • Evite rimas.
  • Frases afirmativas.
  • Concisão.

Fonte: João Anzanello Carrascoza

Palavras que vendem

  • De repente
  • Agora
  • Incrível
  • Sensacional
  • Extraordinário
  • Revolucionário
  • Milagre
  • Mágica
  • Oferta
  • Rápido
  • Fácil
  • Último
  • Você
  • Novo
  • Lançamento
  • Chegou
  • Garantido
  • Comprovado
  • Aprovado
  • Autêntico
  • Economize

Fonte: http://copywriterlab.com/palavras-altamente-persuasivas-que-voce-deve-usar/

Textos que mais engajam nas Redes Sociais:  

  • Perspectiva única
  • Fortes opiniões ou emoções 
  • Imagens/vídeos atrativos
  • Surpresa e emoções inesperadas 
  • Storytelling

Fonte: Martha Gabriel 

Veja como a Volkswagen adotou o Storytelling na construção criativa do comercial Passat – Mini Darth Vader: 

Para LEr: 

  • TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público (Chris Anderson)
  • Marketing na era Digital: conceitos, plataformas e estratégias (Martha Gabriel)
  • Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)
  • Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI (Rafael Rez)

Espero que as dicas te ajudem!

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