A redação publicitária aplicado às redes sociais
A Todo momento estamos escrevendo e produzindo conteúdo nas redes sociais, isso pode ser muito bem uma redação publicitária. É um texto desabafo no facebook. É uma legenda para aquela selfie do dia. Sem contar os inúmeros stories do dog, da sobremesa, look do niver e aí vai….
Percebemos que a internet é uma vitrine aberta de conteúdo para TODOS. Sua acessibilidade e aderências pelos mais variados gêneros e interesses presentes ali, reflete na forma como consumimos conteúdo a todo instante.
A partir daí, temos um novo cenário.
Os das marcas e empresas, que obrigatoriamente estão colocando o conteúdo a frente das estratégias de marketing, seja:
- contribuir com a exposição da marca,
- atrair fãs ou até aumentar o engajamento nas redes sociais.
Nesta etapa, é preciso enxergar as mais distintas formas e jeitos que o público pode consumir seus conteúdos. Seja lá, um e-book, gif, vídeo ou até um canvas, ser criativo é fundamental.
O redator publicitário é um dos criativos cruciais, quando o assunto é produção de conteúdo para as mídias sociais.
Não é preciso ser nenhum mestre da literatura para ser um redator publicitário. Muito pelo contrário! É preciso entender o máximo sobre o público!!
Quem são essas pessoas com quem preciso falar?
Qual o nível de informação delas?
O que esperam?
Com o que se importam?
Como se comportam?
Como ela fala?
Além de saber como aplicar, dependendo do trabalho:
- criar títulos,
- slogans,
- anúncios,
- storytelling,
- jingles,
- legendas de vídeos entre outros.
A seguir, deixo um 360º sobre o módulo de Redação Publicitária da Academia Trianons. Curso drigido e apresentado em aula pela redatora publicitária, Eliana Loureiro, com dicas para você que deseja ser um redator publicitário. Ou, até mesmo para quem está começando a escrever conteúdo para internet e redes sociais:
Orientações Gerais:
- Evite conjunções (exceto mas), pontuações bruscas e a ordem indireta dos termos na frase.
- Sempre que possível, use o verbo na voz ativa e no presente.
- Estruture o texto com frases curtas e afirmativas.
- Se precisar, use a repetição para estimular a memorização.
- Frases simples com palavras de simples entendimento.
- Evite rimas.
- Frases afirmativas.
- Concisão.
Fonte: João Anzanello Carrascoza
Palavras que vendem
- De repente
- Agora
- Incrível
- Sensacional
- Extraordinário
- Revolucionário
- Milagre
- Mágica
- Oferta
- Rápido
- Fácil
- Último
- Você
- Novo
- Lançamento
- Chegou
- Garantido
- Comprovado
- Aprovado
- Autêntico
- Economize
Fonte: http://copywriterlab.com/palavras-altamente-persuasivas-que-voce-deve-usar/
Textos que mais engajam nas Redes Sociais:
- Perspectiva única
- Fortes opiniões ou emoções
- Imagens/vídeos atrativos
- Surpresa e emoções inesperadas
- Storytelling
Fonte: Martha Gabriel
Veja como a Volkswagen adotou o Storytelling na construção criativa do comercial Passat – Mini Darth Vader:
Para LEr:
- TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público (Chris Anderson)
- Marketing na era Digital: conceitos, plataformas e estratégias (Martha Gabriel)
- Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)
- Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI (Rafael Rez)
Espero que as dicas te ajudem!
Ah, compartilhe conosco nos comentários suas dúvidas, sugestões ou dicas :)
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