A transformação digital teve inicio com a chegada da internet, mas ano após ano vem se tornando algo cada vez mais evidente. Empresas que fecham e novos empregos que surgem. De onde viemos em 2018 e para onde vamos em 2019?

No inicio de 2018 havia acabado de escrever “O livro secreto das redes sociais”, nem tão pouco acabei de escrever um novo mundo começava a se abrir. As viagens pelo Brasil acabam nos abrindo os olhos para uma nova realidade ou novas realidades.

É evidente que o mundo mudou muito nos últimos anos e que é cada vez mais difícil ignorar os rápidos avanços da informática. Vivemos a era SMART, um mundo cheio de SmartTV´s, SmartPhones, SmartJobs, Smart tudo. Esse mundo Smart é um reflexo claro de nossos avanços na tecnologia.

Na era Smart, a transformação digital vai extinguir 99% das: profissões de intermediação, curadoria e operações repetitivas. 

Nessa lista temos alguns segmentos que estão próximos ao ponto de ruptura. Momento em que o mercado pode ruir ou passar por uma grande transformação traumatizante:

  • Imobiliárias
  • Corretoras
  • Centrais de Telemarketing
  • Editoras (Jornais, revistas e livros)
  • Emissoras de Televisão
  • Bancas de Jornal
  • Taxistas
O mundo virtural e real se misturam na grande transformação digital

Ao mesmo tempo em que profissões deixam de existir, também há novas oportunidades no mercado. Ainda há profissões que nem imaginamos hoje, mas serão essenciais no futuro.

Podemos perceber que muitas das novas profissões que surgem tem relação com a tecnologia. Nestes últimos dez anos vimos profissões nascerem:

  • Youtuber
  • Blogueiro
  • Community Manager ou Gestor de Comunidade
  • QA de apps (Controle de qualidade) – Profissionais que realizam testes
  • UX (User Experience)
  • Growth hacker

As profissões acima surgiram em diferentes momentos e algumas vem crescendo ano após ano.

Dentro deste cenário, a palavra transformação digital tem sua origem na descentralização. A mudança não ocorre mais apenas no nível corporativo nas empresas e nos profissionais, ela acontece em toda população e nas pessoas (Entenda clientes).

Se as pessoas estão mudando e os hábitos de consumo mudam.

A forma como as pessoas decidem pela compra são alteradas o tempo todo por detalhes  que as vezes passa despercebido pelas empresas. Um exemplo seria o uso do Whatsapp para pedir Pizza nas pizzarias. Um absurdo sem tamanho não ser atendido em um canal que, hoje, supera e muito o uso das ligações telefônicas.

Uma pizzaria que não usa o Whatsapp, uma empresa que não tem site e nem email próprio, profissionais que não sabem usar  um smartphone ou notebook, etc
Detalhes como estes serão as pequenas diferenças entre quem vive e quem morre na era da transformação digital.

A Transformação Digital: Atualizar ou morrer! Eis a questão!

Atualizar ou morrer!  Eis a questão. O discurso apocalíptico parece assustador, mas na verdade é uma excelente oportunidade para mudar e crescer. Aliás, mudar é essencial pra evoluir. Como sua empresa pode sobreviver a transformação digital? Entenda que a internet é um meio de comunicação exato, ele entrega e tem números precisos sobre os impactos de cada ação. Decidir usar uma solução digital no seu dia a dia pode agregar muito. Esteja aberto para utilização de soluções criativas e aplicações que podem aumentar muito sua produtividade e alcance efetivo da sua comunicação. Aplicativos como Trello podem ajudar você a gerenciar projetos. Sites como o MLabs e o Canva.com podem te ajudar no trabalho nas redes sociais. Não fique restrito as ferramentas tradicionais, atualize-se com novas competências e novas ferramentas e aproveite o máximo das oportunidades digitais!