Hoje muito se fala do engajamento com os clientes, mas poucos entendem a real importância dele.

Apenas ter um negócio e oferecer um produto não garante que seu público estará sempre em contato com a sua marca, bem como não trás a real segurança de um crescimento no mercado.

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O QUE É ENGAJAR CLIENTES?

O engajamento com clientes nada mais é de que uma técnica utilizada para se aproximar do público da sua marca, criando relacionamento não apenas comercial, mas também emocional e profundo com ele.

Isto pode ser feito de diversas formas como: Através de campanhas de marketing, marketing de conteúdo, presença digital e nas redes sociais, entre outros métodos. O foco principal é criar empatia com o cliente, alcançando sua fidelidade e lealdade a marca.

E COMO POSSO MEUS ENGAJAR CLIENTES?

Se engajar é criar laços e proximidade, é desta forma que você conseguirá atenção do seu público!

PERSONA

A persona nada mais é do que a criação fictícia do cliente ideal da sua marca, com base em dados de pesquisas de comportamentos e características demográficas.

Por tanto, para a criação de uma persona, é necessário estar em contato com seu público-alvo e fazer uma ligeira análise do seu comportamento, identificando características comuns entre os potenciais compradores.

É através da persona que você conhecerá os interesses dos seus clientes e ficará muito mais fácil entregar a eles um conteúdo que tenha mais relevância.

CONHEÇA SUA AUDIÊNCIA

Para conquistar a atenção de alguém devemos entender como esta determinada pessoa se comporta, qual a sua linguagem e o que fará ela entender melhor a mensagem que está sendo transmitida. Por tanto, conhecer a sua audiência, é um passo fundamental rumo ao engajamento. Sabendo com quem você está lidando, se torna muito mais fácil se comunicar e atrair as pessoas exatas para seu negócio e assim criar uma conexão emocional e direta com elas.

A persona ajuda muito no processo de conhecer mais profundamento o cliente, pois toda a base de pesquisa para compreender seus desejos já estará consolidada.  Então será mai fácil se comunicar com ele utilizando-se da sua linguagem e dos seus modos.

PRESENÇA DIGITAL E REDES SOCIAIS

É possível engajar seus clientes de forma offline, porém através das redes sociais se tornou muito mais fácil um contato mais próximo com o público. Hoje as redes sociais, são na verdade, a maior forma de minar informações e de transmitir uma mensagem ou uma ideia.

Se você quer posicionar sua marca e comunicar quem ela é, atingindo e impactando potenciais clientes e fidelizando outros, a internet é o melhor meio, nela há uma gama de opções disponíveis.  

Crie conteúdos relevantes que chamem atenção nas redes sociais e que provoquem a interação do seu público com as suas publicações.

É ainda muito interessante a criação de um site que tenha um blog, o qual trará para seus clientes assuntos que informem, gerem debates e interações. O que aumenta sua credibilidade e também cria empatia e relacionamento.

Não delete comentários negativos e muito menos os haters, eles trarão relevância para suas publicações nos algoritmos das redes sociais, além de serem uma boa fonte de feedbacks a respeito das melhorias que podem ser feitas em seu produto.

Pelo contrário, responda suas dúvidas e aproveite para conquistá-lo.  

E-MAIL MARKETING E NEWSLETTER

O e-mail marketing e as newsletters são uma ótima forma de se relacionar diretamente com o seu cliente, pois através dessas duas estratégias, é possível informar sobre as novidades do seu negócio de forma personalizada, utilizando um sistema automatizado de disparo de e-mails.

Isso faz com que as pessoas, as quais você deseja impactar, estejam em contato frequente com sua marca e se lembre dela, bem como, cria também, um relacionamento mais sólido com o cliente e gera credibilidade.