Leia a matéria completa: http://julianokimura.com.br/2015/06/08/o-facebook-so-mostra-lixo-no-seu-feed-de-noticias-a-culpa-e-sua/
A orkutização do Facebook
Muito tempo atrás, alguns de vocês devem se lembrar de um movimento que acontecia no Facebook. Todos falavam sobre a orkutização do Facebook. Reclamavam sobre a banalização do conteúdo e a crescente quantidade de besteiras em sua falecida “Timeline”, linha do tempo.
Porém, assim como esse movimento começou, ele terminou. Em grande parte, isso aconteceu com a mudança do algoritmo e a tão polemica redução de alcance.
Feed de notícias do Facebook
O feed de notícias é o local no facebook onde você encontra as atualizações mais relevantes dos seus amigos. Isto funciona com uma fórmula matemática que define através de vários fatores o que aparecerá nas atualizações dos seus amigos.
Um vídeo muito interessante é a apresentação no TEDx de Eli Pariser sobre o Filtro bolha.
Antes, quem escolhia qual conteúdo devemos ver era uma pessoa.
Hoje, quem escolhe qual conteúdo devemos ver é um computador.
Isso pode levar uma longa discussão sobre quem escolhe melhor o conteúdo. Porém, acredito eu que uma máquina não sofre influência de fatores externos (Exemplo: Relações Políticas ou envolvimento emocional com a informação)
A verdade é que sua linha do tempo mostra atualizações dependendo de como é seu comportamento no Facebook
Seu feed, sua responsabilidade
Pense de uma maneira bem crua. O que é o Facebook? O Facebok nada mais é que uma programação bem elaborada. Linhas e mais linhas de um script que muda o tempo todo.
Entenda que “o Facebook” não produz o conteúdo. É até estranho dizer que o Facebook faz algo, sendo que a programação apenas responde ao comportamento das pessoas.
Agora, pense comigo, se o Facebook é um amontado de linhas de programação, como é selecionado o conteúdo que aparece pra mim?
Então o que aparece no meu feed de notícias é consequência de como eu uso o Facebook?
Sim, por esse motivo tudo o que aparece para você é sua culpa. Culpa do seu comportamento dentro do Facebook e de que tipo de conteúdo você consome. Pra você mudar ou melhorar o conteúdo que aparece, é necessário mudar todo o comportamento de uso. Isso envolve diversos fatores diferentes:
Quem são seus amigos?
Quais são as pessoas que você segue?
Quem são as pessoas com quem você interage ou conversa mais?
Quais são os vídeos que você para pra assistir?
Quais as atualizações que você para pra ler ou clica?
Que páginas você curte?
Quais as notícias que me chama mais atenção?
No Facebook, o raciocínio é muito simples
Se você assiste um vídeo de tragédia, o Facebook entende que você se interessa em tragédias
Se você gosta de ver humor, piadas e memes; o Facebook vai mostrar mais coisas engraçadas.