Hoje em dia estar presente nas redes sociais é algo fundamental para as marcas e empresas. Através desse meio elas se comunicam com seus clientes, recebem feedbacks, divulgam seus produtos e serviços entre muitas outras coisas.
Porém, ainda não é raro encontrar grandes erros na comunicação das redes sociais de muitas empresas, o que impacta negativamente a imagem da marca e não traz engajamento.
É importante estar nas redes sociais, porém é ainda mais importante saber como se colocar nas redes sociais.
NÃO COMETA ESSES ERROS !
1.DEIXAR DE RESPONDER OS CLIENTES
Pode não parecer mas responder os clientes é algo de extrema importância. A internet proporcionou a nós uma comunicação muito mais eficiente e rápida nas redes sociais não é diferente. Usar a interação a nosso favor é uma das maiores estratégias. Nunca deixe de responder os clientes, pois eles podem ter dúvidas, questionamentos e sugestões importantes para sua marca. Deixar de responder pode causar uma má impressão, além de não estar interagindo com seu público para gerar engajamento.
2.EXCLUIR HATERS E TROLLS
Sabe aquele cara que comenta em todas as suas publicações soltando os mais variados tipos de insultos ? E aquele que ao invés de acalmar a discussão “bota mais lenha na fogueira”? Talvez sua primeira reação, até hoje, seria excluí-los da sua página. Não faça isso, pois ele está gerando uma discussão e discussão é algo muito positivo. Outras pessoas visualizarão seu conteúdo e serão alcançadas gerando um maior engajamento. Saiba como confrontar diferentes tipos de ideias e opiniões.
3.NÃO CONHECER O PÚBLICO
Se você não conhece seu público, você não saberá qual o conteúdo relevante para ele e não somente isso, não saberá como se comunicar com ele. Mapeie seu público, entenda seus interesses, quais o assuntos que, dentro do seu segmento, fará com que ele comente, curta e compartilhe suas publicações.
4.TEXTOS LONGOS E CANSATIVOS
Não raro visitamos páginas de marcas e empresas que são extremamente informativas e não minam a maior vantagem que as redes sociais nos oferece: A interação.
Conhecendo seu público, você saberá qual a linguagem que você deverá utilizar ao se comunicar com ele. Textos complexos e apenas informativos não serão bons conteúdos para que você obtenha resultados, pois seus clientes terão uma dificuldade maior de assimilação da mensagem.
Seja criativo trazendo temas legais com uma linguagem fácil e compreensível.
5.APENAS DIVULGAÇÃO DO PRODUTO
Você provavelmente já entrou na página de alguma marca e se deparou com fotos de produtos, anúncios pulando pela tela e tudo o que você conseguia entender dessa experiência é que ele estava desesperado para que você comprasse o seu produto.
Esse realmente é um erro que pode parecer um acerto, pois a rede social a princípio parece um bom lugar para se autopromover. Mas as pessoas dificilmente
compartilharão suas publicações se elas estiverem simplesmente falando do seu produto.
Lembre-se de se colocar no lugar da pessoa que está recebendo seu conteúdo.
Você compartilharia a sua publicação? É um conteúdo que, apesar de estar falando do seu produto ou segmento, também é possível ser repassado para outras pessoas?
6.NÃO ANALISAR RESULTADOS
Hoje em dia as redes sociais nos dá ferramentas que permitem que tenhamos informações valiosas que quando bem analisadas podem fazer com que sua empresa tenha mais chances de acertar sobre o que seu público quer ver.
Esteja sempre atento na performance dos seus conteúdos e tente identificar o que está dando certo e também o que não está performando tão bem.
Saiba como criar as estratégias certas para que as redes sociais sejam uma poderosa ferramenta, que fará sua marca crescer, ter mais engajamento e visibilidade.