Nem só de texto vivem as redes sociais. O mundo e as redes sociais estão se tornando multimidiáticos!

Produzir conteúdo de qualidade pode significar não apenas fazer um texto incrível. Basta olharmos para a internet em geral, ela é um mar de diversidades e é justamente isso o que a torna diferente de outras mídias. Nela conseguimos transmitir informação de muitas formas como: vídeos, áudios, infográficos e imagens.

Você já produziu um conteúdo e teve a sensação de que a forma como ele chegou até as pessoas poderia ter sido ainda mais eficiente? As variações de formatos que a internet oferece para nós é de grande ajuda, além de nos estimular a criatividade para que o conteúdo fique ainda mais completo.

QUAIS FORMATOS QUE POSSO USAR NAS REDES SOCIAIS?

As redes sociais são um espaço de compartilhamento de informação e um enorme exemplo de espaço multimidiático. Cada uma tem suas restrições, porém, no geral, todas estão aptas a comportar outros formatos além do texto. Por este motivo, podem ser um meio para disseminar o que você produziu e, além disso, gerar tráfego para seu site.

Quanto mais interativas as postagens maior se torna o engajamento das pessoas. O conteúdo fica interessante e não entendia o usuário.

BLOGS

Os blogs deixaram de ser apenas um diário virtual ou até mesmo apenas um espaço jornalístico há tempos. Hoje em dia, eles são uma das grandes iscas na pesca de leads. O blog é um formato muito utilizado nos dias de hoje, principalmente para a prática de Inbound Marketing.

Ele permite abranger conteúdos de diversas formas, podendo personalizar de acordo com seu público.

É possível inserir textos, imagens, vídeos, infográficos, áudios, por exemplo.

As pessoas consomem conteúdo a todo momento e ter um blog dizendo a essas pessoas quais conteúdos consumir dentro do seus assuntos de interesse é uma grande vantagem. Isso gera interesse e consequentemente, engajamento.

VÍDEOS

Já é bem evidente o quanto os vídeos se tornaram um formato altamente consumido nos últimos tempos. Não é à toa que vemos a onda de youtubers que têm se aproveitado desta forma de produzir conteúdo para distribuir informação.

Estudos comprovam que até 2021 a expectativa é de que 82% do tráfego mundial será através de vídeos.

Uma das vantagens de fazer conteúdo através de vídeos é a interação que ele proporciona. É muito mais fácil entendermos assuntos complexos através desse formato. Digerimos a informação com mais rapidez.

A utilização dos vídeos traz dinamicidade ao conteúdo, o que dá vida às postagens nas redes sociais.

QUIZZES

Os quizzes são muito utilizados para gerar discussões e entreter o público nas redes sociais, principalmente no Facebook. Produzir conteúdo neste formato tem estado bastante em alta.

Já experimentou fazer quizzes? Se ainda não, está perdendo uma grande chance de engajar seu público e, de quebra, gerar leads através de formulários, que são preenchidos ao final de cada questionário.

Busque temas discutidos dentro do seu segmento de mercado e seja criativo, desenvolvendo perguntas que podem ser debatidas.

IMAGENS

Como diz o ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”!

E isso é verídico, pois, na internet, quanto mais intuitivo e imagético, maior será o engajamento do seu público com seu conteúdo. O instagram é a rede social das imagens e o retorno que esse formato de conteúdo oferece quando utilizado pode ser surpreendente.

As imagens são uma fonte de interação com os leitores e podem ser usadas para complementar ou ilustrar textos.

MEMES

Os memes, hoje em dia, são tão comuns quanto respirar. Apesar de se tratar de um conteúdo descontraído e cheio de irreverências, eles são ótimos para entreter o público e tem grande influência nas redes sociais atualmente.

Não é à toa que grandes marcas tem pego carona nessa onda para se popularizarem.

Produzir conteúdo através de memes pode ser uma forma muito criativa de engatar uma verdadeira empatia com seu público, através do humor e dos assuntos do momento. Sempre que couber um meme em algum conteúdo não hesite em usar.

Porém é importante não perder o timing e saber quando usá-lo, pois eles se tornam obsoletos rapidamente.

GIFS

Os Gifs, assim como os memes, carregam uma grande dose de humor. Podem ser usados em momentos triunfais, complementando imagens ou textos, e se tornam a cereja do bolo, trazendo informações valiosas, expressando emoções de forma mais dinâmica.

Pense nas diferentes formas de alcançar as pessoas produzindo conteúdos mais dinâmicos, se aproveitando dos múltiplos formatos que as redes sociais oferecem. Um conteúdo que traga interação e tire as pessoas do tédio será muito útil.

Porém nunca esqueça de analisar qual formato é mais relevante para cada rede social na qual será aplicado.