Não há como negar que tudo mudou. Nada mais é como era há 20 anos, nem parecido. A transformação digital trouxe consigo novas linguagens, novas formas de realizar qualquer ação. Da mais simples à mais complexa, o digital sempre tem a resposta.

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As ferramentas de colaboração digital promoveram uma rápida evolução no tratamento e armazenamento de dados. São muitas e variadas, as soluções que permitem a interação entre os usuários. Em consequência, as organizações sofreram uma transformação radical e buscam por respostas ágeis e eficientes na tomada de decisão.

O MARKETING NA COLABORAÇÃO DIGITAL

Dentro desse cenário, o marketing tem papel essencial, já que as marcas precisam contar histórias que engajam e que estabelecem conversas contínuas e próximas em diferentes canais e ambientes, de forma transparente e personificada.

A função do marketing diante desse contexto é aprender com a conversação real das pessoas e comunidades, para usar inteligência de dados na comunicação, levando insumos para a construção e co-criação de conteúdos que dialogam com as pessoas.

Analisando esses conceitos que visam o futuro da comunicação e do marketing digital, todos, sem exceção, estão focados no comportamento do novo consumidor. O importante é entendê-lo mais, para vender mais e melhor. Agora, com o advento do marketing digital, esse conceito ficou ainda mais claro e, por causa disso, ficou mais fácil saber quem realmente é o seu consumidor.

O consumidor deseja agilidade e personalização em suas demandas; Um dos grandes desafios das empresas, hoje, é justamente incorporar todas as necessidades, mudanças e inovações trazidas por essa realidade. 

É por isso que a transformação digital está em pauta nas principais companhias do mundo. A mudança cultural de uma organização é um dos principais fatores para a transformação digital.

Nunca se pesquisou tanto sobre o comportamento de consumo como nos dias atuais. Neuromarketing, Omnichannel, Transformação Digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data, Plataformas, Mobilidade.

Mesmo para ações de marketing digital, é fundamental  entender esse comportamento, afinal, os canais são os mesmos: Google e Facebook. É a mensagem que os torna diferentes.