Abordamos, há poucos dias, como os youtubers, ou influenciadores digitais, podem auxiliar uma marca a ficar em destaque diante do público.
Veja também nosso artigo sobre: A evolução da parceria de marcas com influenciadores digitais
Com a popularidade da plataforma, a fama deles tem crescido, e hoje é possível ter uma renda produzindo conteúdo para o Youtube, coisa que não acontecia em 2008, por exemplo.
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Alguns Youtubers ficaram tão bons em criar laços entre a marca e seu público que ganharam patrocínio por períodos extensos. Hoje, iremos mostrar cases que chamam bastante atenção no Youtube Brasil.
GUILHERME DAMIANI E NERD AO CUBO
A saga dessa marca com o youtuber Guilherme Damiani, do canal Damianizando vem de muito tempo. Seu canal tem foco em conteúdos relacionados com o mundo geek, dos games e principalmente memes, ou, como ele diria, “MENES”.
A marca Nerd ao Cubo é um clube de assinaturas, no qual você paga mensalmente para receber em sua casa uma caixa com produtos geek e gamers.
Usando bastante humor, Damiani, no começo de diversos vídeos, fala sobre a marca de uma maneira nem um pouco sutil, mas mesmo assim prende a atenção do seu público.
LEON MARTINS, NILCE MORETTO E SAMSUNG
O canal Coisa de Nerd, criado por Leon, é um canal voltado para o público que se interessa por games e tecnologia, e conta sempre com a participação de sua esposa Nilce Moretto. Os dois aparecem em vídeos fazendo gameplays de diversos jogos e apresentam as novidades do mundo tecnológico.
Em 2016, Leon precisou comprar um novo aparelho celular e adquiriu, então, um Galaxy Samsung S7, que estava lançando na época. Ele gostou tanto do aparelho que fez um vídeo de Review explicando porque havia escolhido comprá-lo, suas funcionalidades, e também mostrando os seus defeitos.
O vídeo aumentou o número de procuras pelo Galaxy Samsung S7 e em agradecimento aos youtubers, a Samsung deu para Nilce, esposa de Leon, um aparelho.
Desde então, fecharam parceria com a marca, recebendo todos os lançamentos para fazer vídeos.
Ainda no final de 2017, a Samsung lançou também o Galaxy Note 8, e para a campanha chamaram ninguém mais ninguém menos que Leon e Nilce para fazer uma série de vídeos curtos enaltecendo as qualidades do novo aparelho.
FELIPE NETO E SALON LINE
Felipe Neto é um dos mais antigos youtubers que nós internautas conhecemos. Com suas opiniões críticas que sempre geraram debates nas redes sociais, ele vem se reinventando como influencer.
Ao atingir determinado número de inscritos no canal ou ao cumprir desafios, Felipe Neto passou a prometer ao seu público pintar seu cabelo das mais variadas cores.
Após um vídeo onde ele pinta seu cabelo de todas as cores possíveis, a marca de tintura para cabelos Salon Line propôs uma parceria ao youtuber e lançou a linha de tonalizantes Color Express Fun, um spray inspirado nas cores que Felipe Neto utiliza para pintar seus cabelos.
CAMPANHA FANTA “DONOS DA P*** TODA”
Em 2017, a marca de refrigerantes Fanta, que pertence ao grupo Coca-Cola, deu uma repaginada na sua identidade, renovando sua presença aqui no Brasil. Para isso, também lançou a campanha “Donos da P*** Toda”, que contou com a presença de Lucas Vinicius, do canal inutilismo, Mr Poladoful e Paty dos Reis.
E, em Abril deste ano, a marca deu continuidade à campanha com novos influencers, entre eles Christian Figueiredo, Malena, Gusta, Haru Jiggly, Pyong Lee e, novamente, Poladoful.
A campanha, produzida em formato de reality show, traz uma série de vídeos nos quais os influencers precisam tomar decisões importantes nos negócios da marca.
“Estamos entregando a Fanta nas mãos dessas autoridades da diversão. Eles terão desafios reais e vão desenvolver ações estratégicas, inclusive com os principais parceiros da marca no Brasil”
Vinicius Limoeiro – gerente de comunicação e marketing integrado da Coca-cola.