Não é nenhum segredo que Apple e Samsung são grandes rivais no mercado de smartphones. Mas o que pegou todos de surpresa foi a inédita parceria anunciada pelas empresas na segunda semana de 2019.

 

A partir do fim de janeiro, a empresa sul-coreana passará a oferecer os serviços do iTunes em seus televisores e os consumidores com as TVs das linhas UHD ou QLED 2018, já poderão acessar, comprar ou alugar os conteúdos da plataforma. Os futuros modelos da Samsung serão lançados já com o suporte para o serviço da Apple.

 

Para a Samsung, a iniciativa abre portas para que os usuários de iPhone, iPad e Mac possam desfrutar dos serviços a partir dos seus televisores. Apesar da novidade representar uma mudança inesperada na estratégia da Apple (ao invés de manter o serviço exclusivo, será permitido que sejam acessados em dispositivos de marcas concorrentes), no ecossistema da Samsung não há nada de novo pois a empresa já trabalha de uma forma mais democrática e aberta.

A Apple que vem cada vez mais focada em gerar receita advinda de seus serviços, está investindo em parcerias com os principais fabricantes de TV, que passaram a oferecer diferentes aplicativos de streaming de vídeo. Além da Samsung, também foram anunciadas parcerias com a LG e a Vizio que darão suporte ao AirPlay, serviço que permite o espelhamento da tela de iPhones e iPads direto no televisor.

Alguns julgam que o movimento da Apple é bastante arriscado e pode gerar um resultado contrário ao que se espera. Entretanto o mercado está sempre em constante mudança e é necessário que as empresas aprendam a se adequar, deixando para trás velhas políticas e estratégias, abrindo espaço para poderem se reinventar.

 

No final, quem sai ganhando com todas essas parcerias é o consumidor, mas resta esperar para saber o resultado. E você, o que achou da parceria entre os gigantes da tecnologia?