O anúncio sobre o botão Dislike ou botão não curti
Em uma palestra, o fundador do Facebook diz: “-Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão ‘não curti’ por muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos trabalhando nisso e vamos implementá-lo”, afirmou Zuckerberg.
“Há mais sentimento que as pessoas gostariam de expressar do que os positivos ou de que elas gostaram de algo” Mark Zuckerberg
Segundo exemplos dados na palestra, Mark Zuckerberg falar sobre as notícias que muitas vezes são negativas e que as pessoas não podem interagir pela ausência de um botão apropriado.
Esse exemplo, deixa claro uma preocupação da rede social prover uma ferramenta que seja apropriada para esses momentos.
Dislike ou não curti é uma nova forma de interação ou expressão, ou seja….
Pelos exemplos citados pelo CEO, podemos entender que, o botão Dislike (não curtir) é uma interação que pode mostrar a solidariedade com notícias mais tristes ou catástrofes. Ou seja, um botão de não curtir é considerado uma interação. E sim, isso pode aumentar a relevância de um conteúdo! As pessoas poderão , por exemplo, demonstrar solidariedade com notícias de tristes. No qual, um botão curtir é totalmente inapropriado.
Ainda não há certezas, podemos dizer que o botão não curtir pode mudar muito a forma como o conteúdo é propagado.
Uma das apresentações que achei genial foi a do Alvaro Borba no Share, nessa apresentação ele fala sobre como o conteúdo com legitimidade mediana alcança maior potencial de ressonância.
Um botão não curtir pode aumentar e potencializar ainda mais assuntos polêmicos. Veja parte da apresentação e tente entender.
Temas apenas com curtidas positivas poderão alcançar um público X, um post apenas com “não curtidas” vai alcançar Y. PORÉM, um post polêmico com curtidas e não curtidas podem alcançar X+Y+Z.
Qual será o verdadeiro impacto do botão não curtir no cotidiano das redes sociais
Pessoas perdendo amizades? Pessoas terminaram relacionamentos? Brigas e discussões mais acaloradas vão ter inicio a “primeira guerra digital”?
As pessoas poderão usar o botão não curtir de INÚMERAS formas diferentes. Isso é algo que não podemos descrever, mas podemos imaginar. Guerras políticas de não curtidas entre conteúdos de candidatos? Marcas usando técnicas de guerrilha pra vandalizar o conteúdo alheio? A imaginação fértil do brasileiro pode levar isso a outro nível!
Por quais motivos não poderiamos ter um botão “Não curti” no Facebook.
Em um post anterior, falei sobre os motivos pelo qual não temos um botão “Não Curti”.
Minhas perguntas que fiz no vídeo foram respondidas pelo Sr Zuckerberg.
Porém, ainda não sabemos como o botão vai se comportar.
Eu, poucos dias antes do anúncio, postei o vídeo a seguir.
Neste vídeo, eu questiono exatamente a importância de um botão dislike no Facebook. Parte das minhas perguntas foram respondidas segundo as palavras de Mark Zuckerberg. Pelo que entendi, o botão de não curtir é uma interação que AUMENTA a relevância de um conteúdo. Definido isso, podemos sim ter um botão de não curtir.
Após o lançamento, a pergunta será: os usuários vão usar isso corretamente?
Os trolls e recalcados podem comemorar a chegada do botão dislike do facebook
Um botão não curtir pode ser uma ferramenta utilizada para semear discórdia e semear o mal. Trolls de internet vão adorar essa ferramenta e as marcas também vão trabalhar para mais não terem não curtidas em seu conteúdo. O impacto de uma nova ferramenta de interação pode ser gigantesco e, como é normal, esse recurso será liberado aos poucos!
Prepare-se para desfazer algumas amizades, dar um não curtir aquela amiga que você não gosta e provocar as pessoas nos grupos de discussão. Quem sabe não vemos a volta dos “Flame wars”
E se não for um botão de dislike ou não curtir?
Esse novo botão de interação ainda não tem um nome definido. E muito provavelmente ele pode não se chamar “Não curtir” ou mesmo dislike.
E se for o botão: Solidarizar do Facebook
E se for o botão: empatizar do Facebook
E se for o botão: lamentar do Facebook
E se for o botão: “sólamento” do Facebook? ^_^ haha
Fonte do artigo “O impacto do novo botão no Facebook”:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/09/facebook-tera-botao-nao-curti-afirma-mark-zuckerberg.html
http://www.tecmundo.com.br/facebook/86452-facebook-realmente-ganhar-botao-nao-curti.htm
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/gadgets/noticia/4286419/finalmente-depois-anos-facebook-anuncia-botao-nao-curtir