A orkutização do Facebook
Muito tempo atrás, alguns de vocês devem se lembrar de um movimento que acontecia no Facebook. Todos falavam sobre a orkutização do Facebook. Reclamavam sobre a banalização do conteúdo e a crescente quantidade de besteiras em sua falecida “Timeline”, linha do tempo.
Porém, assim como esse movimento começou, ele terminou. Em grande parte, isso aconteceu com a mudança do algoritmo e a tão polemica redução de alcance.
Feed de notícias do Facebook
O feed de notícias é o local no facebook onde você encontra as atualizações mais relevantes dos seus amigos. Isto funciona com uma fórmula matemática que define através de vários fatores o que aparecerá nas atualizações dos seus amigos.
Um vídeo muito interessante é a apresentação no TEDx de Eli Pariser sobre o Filtro bolha.
Antes, quem escolhia qual conteúdo devemos ver era uma pessoa.
Hoje, quem escolhe qual conteúdo devemos ver é um computador.
Isso pode levar uma longa discussão sobre quem escolhe melhor o conteúdo. Porém, acredito eu que uma máquina não sofre influência de fatores externos (Exemplo: Relações Políticas ou envolvimento emocional com a informação)
A verdade é que sua linha do tempo mostra atualizações dependendo de como é seu comportamento no Facebook
Seu feed, sua responsabilidade
Pense de uma maneira bem crua. O que é o Facebook? O Facebok nada mais é que uma programação bem elaborada. Linhas e mais linhas de um script que muda o tempo todo.
Entenda que “o Facebook” não produz o conteúdo. É até estranho dizer que o Facebook faz algo, sendo que a programação apenas responde ao comportamento das pessoas.
Agora, pense comigo, se o Facebook é um amontado de linhas de programação, como é selecionado o conteúdo que aparece pra mim?
Então o que aparece no meu feed de notícias é consequência de como eu uso o Facebook?
Sim, por esse motivo tudo o que aparece para você é sua culpa. Culpa do seu comportamento dentro do Facebook e de que tipo de conteúdo você consome. Pra você mudar ou melhorar o conteúdo que aparece, é necessário mudar todo o comportamento de uso. Isso envolve diversos fatores diferentes:
- Quem são seus amigos?
- Quais são as pessoas que você segue?
- Quem são as pessoas com quem você interage ou conversa mais?
- Quais são os vídeos que você para pra assistir?
- Quais as atualizações que você para pra ler ou clica?
- Que páginas você curte?
- Quais as notícias que me chama mais atenção?
No Facebook, o raciocínio é muito simples
Se você assiste um vídeo de tragédia, o Facebook entende que você se interessa em tragédias
Se você gosta de ver humor, piadas e memes; o Facebook vai mostrar mais coisas engraçadas.
Outros artigos que podem ser interessantes pra vocês
Apostila de Facebook para download gratuito http://goo.gl/B4pRTq
Planilha de planejamento de campanhas no Facebook para download gratuito
10 dicas para melhorar seu feed de notícias no Facebook (Coming Soon, ainda não publicado)
A algoritmo do Facebook, como é definido a relevância? (Coming Soon, ainda não publicado)