O início do ano sempre vem acompanhado de novas metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Mas falando do profissional, uma prática muito comum é buscar previsões para o seu negócio, com foco em mapear as tendências digitais que marcarão presença em 2020

Confira abaixo algumas dicas de tendências do mercado digital em 2020, para que o seu negócio inicie o ano com o pé direito:

1- Humanização da Marca

Um comportamento que é tendência nos consumidores é a busca por conexões que geram identificação e consequentemente um relacionamento real e duradouro com a marca. Experimente criar uma identidade própria, utilizar a mesma linguagem que o seu público ou até mesmo compartilhar a história do seu negócio. Um ótimo exemplo dessa prática é a Magalu, da Magazine Luiza, que se apropria de trejeitos humanos para interagir com o público, substituindo práticas robóticas e automáticas.

2- Comunidade

Com o auxílio das redes sociais (e seguindo o conceito de humanização da marca), talvez o que falte para o seu negócio atingir novas alturas, seja a comunicação direta e inclusiva com seu público, por meio de comunidades. Não tenha dúvidas na hora de apostar suas fichar nessa prática, pois estamos falando de um ambiente de interação entre pessoas que compartilham os mesmos interesses, ou seja, a sua marca.

3- Experiências Personalizadas

O excesso de publicidades genéricas cansou o usuário das mídias digitais, abrindo espaço para estratégias personalizadas, focando na experiência e evitando a monotonia. Por conta disso, é muito importante estar presente em diferentes plataformas, para impactar e monitorar o comportamento digital das pessoas que se relacionam com sua marca. A realidade aumentada é um ótimo exemplo dessa tendência.

4- Micro-Momentos

Micro-momentos são pequenas fatias de tempo em que as tomadas de decisões acontecem. Por exemplo, com o advento dos smartphones e da internet móvel, os clientes esperam estar a poucos cliques do que eles realmente buscam. Abuse da simplicidade, informações relevantes e caminhos fáceis, para que o usuário encontre o que precisa, sem despertar dúvidas no meio do percurso. Pense mais no momento da avaliação do consumidor, do que no da venda e pratique os micro-momentos em paralelo com a experiência personalizada.

5- Foco na Geração Z

A crescente geração Z (que em 2020 completam 25 anos) já estão presentes no mercado de trabalho e adquirindo maior poder de consumo, ou seja, temos uma nova geração de consumidores em potencial para ser atendida. Diferente de gerações antecessoras, eles já estão habituados com a internet, dão preferência às experiências mobiles e valorizam os influenciadores e criadores de conteúdo. Tenha este público em seu radar e estude-o, para oferecer seu produto/serviço da melhor forma possível.

Estas são apenas algumas das tendências que marcarão forte presença no mercado digital de 2020. Com essas dicas, esperamos que você consiga planejar o seu negócio para o mercado digital de 2020!

Por Akira Hasegawa