Diante de tantas novidades de plataformas em engajamento, muito se ouve que o Facebook não tem mais espaço no mercado, do mesmo modo que o e-mail não tem mais utilidade, mas será que é verdade?
De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio Facebook, hoje mais de 2,2 bilhões de pessoas acessam a plataforma, sendo que 1,6 bilhões conectam com pequenas empresas por meio deste.
Então, por que há pessoas que informam que o Instagram é melhor do que o Facebook?
A questão chave dessa pergunta é: Qual o perfil do meu cliente e como estou me comunicando com ele?
No Facebook existe duas formas de contas, o perfil que é indicado para pessoas físicas e o comercial para pessoas Jurídicas. Pode parecer que não há diferença, mas há!
A construção da página comercial, além de deixar claro qual é o seu produto ou serviço é necessário deixar bem explicito todas as informações da empresa como: localização, contato, fotos e abertura de relacionamento como: caixa de entrada e caixa de opinião.
Muitos clientes ficam com receio de deixar esses espaços em aberto, porque podem se deparar com mensagens que podem denegrir a imagem da empresa; mas o que tem que ser considerado é o seu retorno e o cuidar desse cliente, porquê uma reclamação resolvida em tempo hábil e com respeito levarão aos outros futuros clientes a considerarem sua marca para futuros negócios, já que hoje há mais de 8 bilhões de mensagens em trânsito no facebook.
Fora isso, é importante considerar também o perfil do seu cliente.
Questões de como ele gosta de se comunicar? Onde ele está mais presente? E em que momento da vida se encontra? Ajudarão na criação de conteúdo e a identificar suas necessidades.
Assim, em consideração a pergunta do artigo, o Facebook não está no fim!
Se o seu intuito é comercial, busque alcançar clientes por meio de anúncios e eventos, não limite suas ações somente para um gênero ou faixa etária, o consumidor hoje tem várias influencias externas e momentos de compra, portanto se você é novo no Facebook faça campanhas mais localizadas onde seu negócio atua, faça teste A/B para identificar o perfil dos seus clientes e se for necessário divulgue tanto no facebook quanto no Instagram e analise o comportamento deles durante a campanha, pois 44% dos clientes descobrem produtos através do Facebook.
Aline da Silva
Gerente de Projetos