As redes sociais são um ótimo meio para se fazer amigos, mostrar seus interesses, expor pensamentos e ideias. Porém, o mau uso delas pode ter consequências sérias, inclusive na vida profissional.
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Se por um lado, através das redes sociais, conseguimos expor nossos trabalhos, fazer networking e nos conectarmos com um mundo de oportunidades na área profissional, por outro, estamos sujeitos a ser vetados ao expormos certas coisas.
Devemos tomar muito cuidado com o conteúdo que compartilhamos, postamos e comentamos em nossas redes sociais, pois as empresas estão sempre de olho no que fazemos longe dela.
“A consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trata, no artigo 482, sobre a possibilidade de demissão por justa causa do empregado que tenha praticado ato considerado lesivo á honra ou boa fama do empregador ou de superiores hierárquicos, cabendo ao empregador analisar essas manifestações para tomar medidas cabíveis.”
Informação retirada do site valor.com.br
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Aqui vão alguns casos recentes de pessoas que se deram muito mal após terem postado conteúdos inadequados em suas redes sociais.
FUNCIONÁRIO DA LATAM E A POLÊMICA DAS RUSSAS
Há pouquíssimo tempo, ainda durante a Copa, um funcionário da companhia aérea Latam foi demitido por postar um vídeo nas redes sociais, no qual ele constrangia mulheres Russas. O caso gerou uma enorme polêmica e reacendeu a discussão sobre o desligamento de colaboradores nas empresas por mau comportamento nas redes sociais.
O brasileiro Felipe Wilson, que trabalhava na Latam unidade de Guarulhos, aparece no vídeo pedindo para que as Russas repitam com ele, em português, a frase:
“Eu quero dar a… para vocês”
A empresa, ao saber do ocorrido, desligou Felipe do quadro de funcionários e se pronunciou:
“A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa. A partir deste pressuposto, a companhia informa que tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta”
PRESIDENTE DE MULTINACIONAL FANTASIADO DE “NEGÃO DO WHATSAPP”
No final de 2017, houve também o recente caso do ex-presidente da filial brasileira da Salesforce, empresa que fornece softwares para o iFood, para a SulAmérica e para Embraer.
Maurício Prado foi demitido após postar fotos fantasiado do popular meme conhecido como “Negão do Whatsapp” durante uma confraternização de fim de ano da empresa.
O rapaz usava uma roupa que continha uma prótese que simulava o pênis descomunal da personagem.
As fotos se espalharam pela internet e chegaram à sede da empresa, em São Francisco. Lá, elas geraram, então, toda uma polêmica, levando à consequente demissão do funcionário.
FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL E O “QUE TIRO FOI ESSE?”
Em meados da época de carnaval, ainda deste ano, vimos nas redes sociais diversas pessoas dançando a música que se tornou um viral “Que tiro foi esse?” da cantora Jojo Toddynho.
Mas para esses dois funcionários do hospital Santa Izabel, em Salvador, não funcionou muito bem gravar um vídeo do hit durante o horário de trabalho e publicá-lo na internet e nas redes sociais.
No vídeo, eles aparecem utilizando uma cadeira de rodas do hospital ao som da música e caem ao chão no refrão do hit imitando a dança que viralizou em todo o país.
Segundo a Santa Casa de Salvador, os funcionários deixaram pacientes aguardando enquanto gravavam o vídeo e por esse motivo ambos foram demitidos.
FALAR MAL DO CHEFE NO TWITTER DÁ RUIM
Outro caso que ficou muito famoso é o do jovem Lucas Norberto, que trabalhava como vendedor em uma loja de shopping em Macaé, no Rio de Janeiro.
O rapaz postou em seu Twitter uma mensagem expondo a empresa que já havia atrasado seu pagamento em 9 dias.
“Hoje é dia 29 cara. 9 dias de atraso eu tô sem cara de olhar quem eu devo”
E, como se não bastasse, Lucas ainda fez uma zueira com a sua chefe, que estava prestes a fazer uma cirurgia.
“Cristiane vai operar hoje, tomara que volte igual o Michael Jackson”
Após o desligamento da loja, Lucas tirou fotos da sua carta de demissão e compartilhou também em seu twitter, fomentando ainda mais a discussão.
O comunicado de desligamento possuia seis páginas com prints de tuítes feitos pelo ex-funcionário, os quais continham muito sarcasmo e comentários sobre a insatisfação dele com a empresa e com sua chefe.
Pois é, pessoal. É bom prestar atenção no conteúdo que compartilhamos em nossas redes. Devemos expressar nossa opinião, porém sempre com ética. O comportamento saudável nas redes sociais é indispensável para se ter uma boa visibilidade como profissional no mercado.