Se você não está na internet, você não existe. No entanto, não basta acreditar que criar uma conta no Facebook te fará estar presente no mundo digital. É preciso marcar território e ter conteúdo relevante para se destacar nesse mar de produtos e serviços que são ofertados diariamente na rede.

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MARKETING DIGITAL É MARKETING

Não importa se seu produto ou serviço é comercializado numa loja física, numa loja virtual ou em ambos os ambientes: as estratégias de marketing são praticamente as mesmas, só é necessário se adequar ao meio. Não podemos esquecer que o objetivo principal é sempre vender mais.

Se é preciso cuidar da imagem da marca, limpar um estoque ou apenas conversar com o cliente, o marketing está aí pra isso.

Antes de adentrar a rede e postar conteúdos, é preciso se atentar ao que o público está falando e conhecer muito bem seu produto, sabendo qual a dor do cliente que ele soluciona.

PERSONA OU PÚBLICO ALVO?

Os dois! É importante, sim, traçar um perfil bem detalhado do seu público e dar um rosto a ele. No entanto, é fundamental conhecer todos os consumidores do seu produto.

Veja bem, apenas conhecer sua persona e seu público alvo não garantirá que você venda para todo mundo. Quem quer atender todo mundo, acaba não atendendo ninguém.

É conhecendo seu público que você traçará suas estratégias e definirá o tom de voz da conversa que você terá com ele na internet.

Entender seu público é o ponto de partida para começar a criar estratégias de marketing digital.

BRANDING

Cuidar do Branding é cuidar da sua marca. Muitos pensam que a marca é o logo, ou o nome, mas, na verdade, a marca é uma construção de tudo o que seu produto oferece, e das experiências que ele proporciona ao consumidor.

Seu produto pode ser de excelente qualidade, mas se ele não proporcionar ao cliente uma experiência única, não lhe trazer um status, não fazê-lo se sentir “diferenciado” dos demais consumidores concorrentes, provavelmente acabará esquecido nas prateleiras.

Lembra do tom de voz que você precisa definir para conversar com sua persona? Seu produto precisa falar no mesmo tom e na mesma língua.  Sua marca precisa ter todos os componentes conversando entre si. Qualquer item em desacordo pode ser percebido pelo cliente.

BENCHMARKING

Seja porque você quer seguir uma linha semelhante ou porque quer ir pela contramão, é preciso conhecer seus concorrentes e entender o que eles já vem fazendo, reconhecendo se eles são bons no que fazem ou nem tanto. É arriscado se jogar nas redes sociais sem se fazer uma avaliação do conteúdo que já existe no mercado. Mesmo que seja para aprender o que não fazer, seus concorrentes sempre tem algo a ensinar.

PRESENÇA DIGITAL

Agora que você já sabe com quem vai falar, como vai falar e o que a concorrência está dizendo, é hora de definir os meios com os quais você irá se comunicar. Ter presença digital não significa fazer uma conta em cada rede social e ficar apenas despejando o conteúdo. Em algumas situações (ou na maioria delas), pode não haver interação dessa forma.

Crie contas apenas onde seu público está e as alimente com conteúdo adequado. Lembre-se de produzir vídeos e sites responsivos, ou seja, que se adaptam bem às telas dos celulares. A grande parte do público acessa a internet apenas do celular. Conteúdo pesado e sem responsividade provoca uma má experiência de usuário, e será descartado logo nos primeiros segundos de exibição.

Tenha um cronograma e uma periodicidade. O ideal nas redes é o conteúdo diário e em um site ou blog, com pelo menos uma atualização semanal é possível ter audiência. Seja qual for a periodicidade definida, não se esqueça de mantê-la. Afinal, é como diz aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo nada mais é do que produzir um conteúdo que seja relevante para o seu público, fazendo com que ele se aproxime da sua marca e propague seu produto pela rede. Uma confusão recorrente é acreditar que publicidade e marketing são a mesma coisa.

Na publicidade, você mostra os benefícios do seu produto se utilizando de algumas estratégias do marketing, enquanto no marketing você promove seu produto sem deixar claro que está promovendo.

Por isso, o marketing de conteúdo é fundamental! É com ele que você vai falar de si sem falar de si. Seu cliente chegará até você muitas vezes sem nem saber que tem uma necessidade. É através do marketing de conteúdo que ele reconhecerá o problema e comprará sua solução, afinal será sua marca que o terá alertado!

SEO

SEO ou “Otimização para Mecanismos de Busca” é outra etapa fundamental do marketing digital. De nada adianta conversar muito bem com o cliente se você não souber conversar com os “robôs” que controlam as pesquisas das redes sociais.

Há várias técnicas de SEO que facilitam as buscas pelo seu produto e agilizam a entrega do seu conteúdo para seu cliente potencial.

INFLUENCERS

Por último, e não menos importante, não podemos ignorar os influenciadores digitais. Mesmo podendo dizer que todos que tem uma conta ativa nas redes sociais são influenciadores digitais, sabemos que algumas pessoas são especialistas nisso, pois possuem um certo carisma para influenciar uma maior audiência e levar sua marca a ser objeto de desejo de um determinado nicho.

Pesquise quem são as pessoas que influenciam no seu segmento. Só não se esqueça de que números muito altos podem até alcançar mais pessoas, mas isso não significa que todas elas serão impactadas. Muitas vezes, um influenciador com dez mil seguidores engaja mais do que um com um milhão. É preciso observar bem o público do influenciador, sua linguagem e verificar se ele tem o mesmo tom de voz da sua marca. Afinal, o marketing digital se resume a uma grande conversa virtual.