A disputa pela atenção dos consumidores vem crescendo e, com o advento das novas tecnologias, surgem a cada dia diferentes formatos e maneiras de prender a atenção dos usuários.

Algo que tem sido muito explorado nesta busca incessante pela conquista de potenciais clientes é a gamificação, ou gamification.

Acredito que todos nós já tivemos alguma experiência com um jogo em nossas vidas. Não me refiro somente a jogos digitais, afinal estamos no país do futebol, que é um jogo esportivo, por exemplo. Os jogos entretêm de forma lúdica, com dinamismo e prendem a atenção das pessoas.

Voltando agora às plataformas digitais,  pessoas de todas as idades passam horas em seus consoles, pc’s, tablets e celulares, jogando os mais diversificados tipos de games.

A indústria de jogos já se tornou uma das maiores indústrias da atualidade, superando até mesmo as produções cinematográficas. Segundo o portal de games da Uol, a indústria dos games neste ano movimentaria R$ 550 bilhões.

TODO POKÉMON EVOLUI

Sim, todo Pokémon evolui. O que antes era tachado como “coisa de criança”, hoje se encontra como um dos formatos de entretenimento mais consumido.

A nossa pequena indústria, nascida no Vale do Silício ainda na era de ouro da evolução tecnológica, cresceu. Trouxe com ela alguns benefícios que podem ser aplicados como estratégias para uma diferente experiência do usuário. E essa experiência pode se dar tanto no conteúdo quanto na plataforma.

Somos seres com uma mente estimulada por interações externas e que se sentem satisfeitos ao serem desafiados em uma missão.

Pois é, não brigue mais com a sua mãe quando ela te pedir para ensinar como jogar o joguinho da fazenda no Smartphone.

COMO DERROTAR O BOSS?

A interatividade tem sido a grande chave-mestra na corrida por conquistar a atenção dos consumidores e usuários. E nada mais interativo do que um game. A tendência, cada vez mais, é deixar de produzir conteúdos engessados e sem sal, para trazer formatos diferentes.

E a gamificação nada mais é do que utilizar mecânicas de jogos digitais como estratégia para produção de conteúdos na internet, trazendo interação e divertimento aos usuários. Processos que antes seriam chatos, massantes e entediantes, se transformam em algo divertido e lúdico, o que prenderá a atenção do usuário, gerando maior engajamento. 

Todo bom jogador sabe que para derrotar um boss é necessário muita estratégia e habilidade. No marketing digital não é diferente e quando se trata de gamificação isso fica ainda mais evidente.

As estratégias para se criar um conteúdo gamificado é aplicar 4 mecânicas básicas que estão contidas na maioria dos jogos:

  • Ter regras fixas: O conteúdo deve ter regras que conduzam o usuário a uma experiência do início ao fim.

  • Ter resultados variáveis e mensuráveis: Dentro dessa experiência, é necessário que o usuário tenha um feedback se seus objetivos foram alcançados.

  • Demanda de esforços do jogador: O conteúdo deve fazer com que o usuário interaja e faça ações dentro da plataforma.

  • Ter consequências negociáveis de acordo com os esforços: As suas ações devem gerar consequências que darão ao usuário um resultado dos seus esforços.

Também é possível gamificar uma estratégia através de acúmulos de pontos e troca por benefícios; da conquista de insígnias  ou badges; da criação de gincanas a longo prazo ou da realização de tarefas em outras mídias.

Pense sempre no conteúdo que você está produzindo e na experiência do usuário que é a base para a gamificação. Crie um Storytelling que envolva o  usuário, trazendo a ele os mecanismos com objetivos, recompensas e punições dentro da plataforma.

Uma forma fácil de dar o pontapé inicial a uma gamificação é estimular as pessoas através de produtos ou coisas exclusivas, às quais elas só terão acesso após realizar uma série de ações.

CAMPEÕES QUE DERAM CERTO

WAZE

Waze é um aplicativo de GPS  colaborativo e interativo que tem muitas funcionalidades além da geolocalização.

Por ser uma plataforma colaborativa, ele é atualizado conforme os usuários dirigem seus carros e fornecem rotas em tempo real. É possível compartilhar informações sobre o trânsito e trajetos,  trocar mensagens com amigos e ver detalhes das rotas.

O aplicativo tem um sistema de recompensas e pontuações com rankings, baseado na frequência que o usuário utiliza a plataforma, e em quanto ele ajuda os outros, indicando postos de gasolina próximos ou avisando sobre eventualidades no percurso.

Este é um exemplo muito interessante de como tornar a experiência de usar o GPS divertida e cooperativa. 

HABITICA

Já pensou se suas tarefas diárias fossem objetivos que você precisa cumprir para completar missões? A Habitica pensou nisso, transformando a ideia em uma agenda digital RPG com direito a criar um avatar e tudo mais. O aplicativo está disponível tanto para web, quanto para iOs e Android.

A plataforma funciona como um organizador de tarefas que mede o seu desempenho ao completar cada item e ao resolver problemas do seu dia-a-dia, listados no programa. É possível evoluir ganhando experiência, conquistar moedas de ouro para comprar itens e competir com amigos dentro da rede.

Assim, se tornou mais interessante realizar suas tarefas, deixando de lado o desejo de procrastinar.

Esses são exemplos de gamificação que deram muito certo, cumprindo os 4 princípios das mecânicas dos jogos.

As plataformas propuseram um objetivo, mostrando ao usuário o que fazer para desbloquear itens e receber recompensas, exigindo dele ações e interatividade e sempre dando um retorno sobre o seu desempenho.

Quem diria que algo tão corriqueiro e simples, como utilizar o GPS ou cumprir as tarefas do To do List, seria algo divertido, repleto de conquistas e missões para serem concluídas?

A proposta da gamificação é exatamenta esta: Trazer interação, envolver os usuários e proporcionar uma boa experiência com a plataforma.

Agora que você conhece essa forma de criar conteúdo com interação, está pronto para dar um Hadouken e alavancar sua taxa de engajamentos?