Os memes foram criados para nos divertir, nos fazer dar risadas em meio aos estresses da vida!

Quem nunca esteve em um dia ruim, abriu o Facebook ou alguma outra rede social e viu aquele meme que te fez rir por horas? E ainda por cima o compartilhou, fazendo com que o legado daquela obra-prima, cheia de referências e humor, se perpetuasse pela internet.

É ainda mais comum acordarmos, abrirmos nossas redes sociais e, de repente, vermos que estão todos compartilhando o mesmo bordão, alguma frase, ou alguma imagem, como se fosse uma onda.

Sendo um pouco nostálgico, acredito que todos lembram de algumas publicidades que acabaram viralizando na internet, se espalhando pelas redes sociais e que se tornaram memes inesquecíveis.

PÔNEIS MALDITOS, PÔNEIS MALDITOS, VENHA COM A GENTE ATOLAR!

Tenho certeza que você leu cantando!

Pois é, essa música ficava encrustada em nossas cabeças e não desaparecia por nada.

Muitos ainda se lembram dessa propaganda da Nissam que viralizou com a música dos Pôneis Malditos, no ano de 2012.

A propaganda fazia referência aos cavalos (de potência) que os carros da Nissam possuem, em comparação aos motores de outros carros que parecem ter “pôneis” (ou seja, são mais fraquinhos).

A música era tão viciante que virou meme e se espalhou por todas as redes sociais! 

A propaganda viralizou muito, apesar de não ter agradado tanto o publico na internet e foi investigada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por estar associando figuras infantis a palavra “maldito”.

Ainda em uma versão completa do comercial veiculada na internet, a Nissam teve a ideia de colocar um pônei macabro de olhos vermelhos , dizendo:

“É o seguinte, se você não passar esse vídeo agora para dez pessoas, você vai sofrer a maldição do pônei: você vai ficar o resto da vida com esta música em sua cabeça”

JÁ PROCUROU ALGUMA VEZ ALGUM HOTEL NA INTERNET?

Em Novembro de 2015 a Trivago lançou um comercial falando das vantagens que os serviços oferecem. Até aí, tudo bem.

O problema foi que o comercial passava toda hora, em todos os lugares, principalmente em canais da TV fechada, e isso fez com que ele também se tornasse um dos maiores memes.

O comercial repercutiu fortemente nas redes sociais, talvez não como a marca desejava que fosse, mas isso ainda fez com que ela grudasse na cabeça das pessoas. Toda vez que se pensa em Hotel, logo nos vem à mente a famosa frase “Já procurou alguma vez um hotel na internet?” que virou o bordão da Trivago.

A viralização rendeu tantos comentários nas redes sociais que o garoto propaganda, William Mello, se tornou alvo de brincadeiras. Mas não se importou com a repercussão e levou na esportiva as mensagens, chegando até mesmo a gravar um vídeo respondendo aos comentários.

Isso não ocorreu apenas no Brasil. A propaganda da Trivago, que tinha o mesmo roteiro apenas mudando o protagonista, viralizou também em diversos países. As brincadeiras com o comercial foi internacional!

MENOS A LUÍZA, QUE ESTÁ NO CANADÁ

Tudo começou em 2012, com a propaganda de um prédio residencial, veiculada na Paraíba. No vídeo, o “protagonista”, George Rabello,  fala sobre o empreendimento e diz que chamou toda a família para saber sobre a novidade, menos sua filha Luiza, que na época estava no Canadá, fazendo intercâmbio. Segundo o próprio Geraldo, os produtores do comercial incluíram a estranha frase “menos Luiza, que está no Canadá”, porque, como a família Rabello era muito conhecida na Paraíba, as pessoas podiam estranhar a ausência da, então, adolescente.

E foi justamente graças à estranheza provocada por essa frase que vídeo viralizou na internet, se tornando alvo de sátiras, montagens e memes. A frase “menos a Luiza que está no Canadá” era empregada sempre que se falava de algo que todos faziam.

O meme chegou a ganhar uma matéria no Jornal Bom dia Brasil.

ESSA CARNE É FRIBOI?

Em 2013, a Friboi lançou seu comercial que, assim como a propaganda da Trivago, resolveu aparecer em todos os lugares. O vídeo contava com a presença de Tony Ramos como garoto propaganda e que aparecia em várias situações perguntando a pessoas que estavam prestes a comprar uma carne, se a carne era Friboi.

O vídeo ficou conhecido na internet pelas quantidades de memes criados que foram aplicados às mais diversas situações.

Contudo, em 2017, o legado dos memes “É Friboi” acabou retornando, pois a Friboi encontrou-se envolvida na “Operação Carne Fraca”, na qual foi constatada que, no processo de fabricação da carne, era misturado papelão junto às peças.

O escândalo rendeu ainda mais memes. A marca, que já era falada, ficou ainda mais conhecida, mas dessa vez, com uma impressão muito negativa.

SABE DE NADA, INOCENTE!

O bordão utilizado pelo cantor Cumpadre Washington, da banda É o Tchan, viralizou em 2014, na propaganda do site de classificados Bomnegócio.com.

No vídeo, o cantor aparecia no formato de um rádio, e dizia coisas que colocavam em dúvida a fidelidade da mulher que estava na beira de uma piscina para com o seu marido. É quando ele solta a frase “Sabe de nada, inocente”, ironizando que o marido não tinha ideia das reais atitudes da esposa.

A peça publicitária se transformou em meme através das redes sociais, com diversas montagens, versões em vídeos e paródias. Para toda situação sarcástica, se usava a frase “Sabe de nada, inocente”.

Pois é! Nunca se sabe quando vamos acordar com um viral que todos vão estar compartilhando. Memes podem ajudar na propagação de uma marca, por isso podem ser até mesmo uma estratégia de Marketing. Mas nunca se sabe quando os próprios usuários vão pegar um material que não tinha intenção de ser viral e transformá-lo no próximo meme a ganhar o gosto popular!