Você sabe o que significa UX? parece ser um código ou algo assim a princípio, não é mesmo? mas é apenas uma sigla que significa: User Experience, ou em português, experiência do usuário.
MAS O QUE ISSO TEM A VER COM MARKETING E COM SEO?
Provavelmente você já realizou uma busca no Google que te levou para um site muito sem pé nem cabeça. Certamente com uma fonte “comic sans”, um fundo verde limão que corrói as pupilas de qualquer um e para piorar, muitos gifs animados pulando pela tela. Como se não bastasse a aparência não ajudar muito, as informações também estavam bem bagunçadas e difíceis de serem encontradas.
Pois é, eu acredito que essa não tenha sido uma boa experiência. A menos que você se sinta confortável em percorrer os olhos algumas, ou na verdade, muitas vezes pela tela do seu dispositivo e não compreender absolutamente nada de forma clara e objetiva.
Eu arriscaria dizer que quem arquitetou este site, provavelmente se esqueceu de algo bem básico: A UX que nada mais é do que o estudo do comportamento do consumidor com o objetivo de proporcionar a ele uma melhor experiência ao interagir com um produto.
Este é um conceito que vem crescendo muito, principalmente como ferramenta de SEO. Não sabia? Sim, isso é uma novidade que tende a cada vez mais ser frequente.
Nos últimos tempos o Google vem considerando a experiência do usuário como um dos fatores de ranqueamento nos resultados de busca e não mais somente o uso de palavras chaves e outras funcionalidades que nos propõe o SEO.
Imagine que seu produto é seu site e os seus clientes são os usuários e visitantes que passam por sua página. Aplicando o UX como estratégia, ele terá a função de estudar o comportamento dessas pessoas ao interagir dentro do seu site. Mapeará pontos cruciais revelando dados importantes a respeito dos visitantes da sua página. Uma boa experiência melhora o nível de satisfação dos usuários.
Pode não parecer, mas ter uma uma interface objetiva, organizada, com as informações devidamente arquitetadas, faz com que as pessoas se envolvam e permaneçam por muito mais tempo na sua página. Isso hoje é um fator IMPORTANTÍSSIMO no ranqueamento dos resultados de busca.
Outra vantagem de utilizar a UX como estratégia é uma maior chance de converter visitantes em potenciais compradores os tornando usuários fidelizados. Passando mais tempo no seu site, é muito mais provável que se tornem recorrentes, consumindo seu conteúdo e assinando seus serviços.
Para proporcionar ao seu usuário uma experiência única com seu site, você deve entender seus desejos, suas limitações e suas necessidades.
Agora sabendo de todas as vantagens que uma boa experiência de usuário pode proporcionar como ferramenta de Marketing Digital, você pode por isso em prática e só observar os resultados.