Sabemos que o mercado é digital e que o crescimento de trabalhos home office é uma facilidade para o funcionário e uma forma de baixo custo para o empresário. Porém, algo que pensávamos ser gradativo no mercado, virou uma solução para momentos de pandemia.
O covide-19 fez o mercado cair e deixou pessoas isoladas em suas casas, mas o pior de tudo, criou pânico e várias mortes.
Todos os países estão em alerta para minimizar a situação tanto financeira quanto da saúde.
Há setores mais afetados, como o turismo, comércio de rua, shoppings entre outros, mas, com tudo isso, convido-o parar por um momento e refletir sobre o que pode ser feito nesse momento e não focar nas perdas.
Sabemos que é complicado, mas esse problema é externo e não está ao nosso alcance a solução.
Portanto, separamos algumas dicas estratégicas para colher futuramente nos seus negócios:
-
Faça um levantamento geral da empresa (auditoria) veja o que dá para melhorar;
-
Faça o balanço financeiro e dependendo da situação, crie medidas urgentes e futuras para se recuperar dessa situação;
-
Se sua empresa tem presença digital, busque saber a opinião dos seus clientes e veja se há reclamações que podem virar oportunidades;
-
Otimize seu site, faça as mudanças necessárias para que seu cliente tenha uma ótima experiência de navegação;
-
Se planeje para os futuros meses, o segundo semestre do ano, haverá muitos feriados prolongados, assim, pense nas ações promocionais e no quanto poderá investir;
-
Mantenha seu relacionamento nas mídias sociais, não perca o engajamento com seu público e mostre principalmente solidariedade nesse momento, se dê para fazer a diferença, faça!
Pense nisso e mãos a obra, estamos em casa, porém trabalhando.
Aline da Silva
Gerente de Projetos