O Facebook é uma perda de tempo?

As redes sociais podem parecer uma perda de tempo pra você? Então você deve achar o mesmo do telefone celular ou mesmo dos jornais, não?
Primeiro, entenda que o Facebook é uma mídia, um canal de comunicação. Em sua essência não é muito diferente de outros meios de comunicação.  A única diferença é como cada pessoa utiliza seu Facebook.
As pessoas proíbem o uso do Facebook ou mesmo bloqueiam o acesso do mesmo. Elas estão vendo apenas o lado negativo, porém existem lados positivos no uso das redes sociais. Essa lado positivo está ligado à rápida aquisição de conteúdo e troca de informações com outras pessoas. O lado negativo é que a falta de orientação dentro das empresas acabam por tornar seu uso realmente nocivo para a empresa.

Facebook não ajuda no dia a dia do trabalho

O Facebook, geralmente, não ajuda muito no dia a dia do trabalho. As empresas proíbem seu acesso de forma inútil e ineficaz. Inevitavelmente as pessoas continuam acessando através de seus poderosos Smartphones dotados de 3g ou 4g. Isso torna a batalha contra retenção da atenção totalmente inútil. A dúvida é: O que fazer nesses casos? Continuar remando contra a maré?

A resposta está na orientação. A etiqueta digital ou netiqueta dentro da empresa é algo ainda pouco explorado e falta muita informação sobre o assunto.
Hoje, já existem empresas mais antenadas que utilizam ferramentas como Grupos de Facebook para organizar sua comunicação dentro da empresa. Uma prática muito inteligente, se você considerar que a maior parte do tempo as pessoas estão no Facebook.

Facebook não serve nem pra divulgação

Achar que o Facebook não é um bom local para se divulgar é uma dos mitos que nasceram por conta da não-informação das pessoas. Normalmente, tem origem em pessoas que não conseguiram obter sucesso utilizando o Facebook ou mesmo em pessoas que simplesmente desconhecem suas oportunidades.

Empresas de comunicação digital frustradas com a queda do alcance orgânico também tem sua parcela de culpa. Por vezes, agências digitais frustradas com o desempenho no Facebook  começam um discurso anti-facebook dentro de seus clientes. É comum ouvir frases como: “O Facebook está caindo”, “As pessoas estão deixando de usar o Facebook” ou  mesmo “Facebook obriga você a pagar pra ter sucesso”.

5 motivos para você mudar de ideia sobre o Facebook

1- O Facebook possui a maior penetração no mercado brasileiro

Dos 190 milhões de Brasileiros, praticamente 33% acessam o Facebook todos os dias e quase 50% acessam pelo menos uma vez por mês. Os números impressionam qualquer um. São cerca de 93 milhões de brasileiros ativos.
Além disso, a plataforma detêm o maior tempo de acesso da internet no Brasil. Possui cerca de 3 vezes mais tempo que o Youtube e o Google juntos.

2- O Facebook atinge todas as idades e todos os tipos de mercados

O Facebook possui uma vasta abrangência e sua penetração permite atingir todo o tipo de públicos. A comunicação direcionada dos anúncios do Facebook permitem que as pessoas possam falar diretamente com as pessoas certas.
Essas ferramentas de anúncio tornam o facebook uma ferramenta muito boa tanto para um comércio eletrônico quanto para uma empresa B2B (Business to Business). A possibilidade de falar com pessoas com cargos e funções especificas dentro de empresas ou mesmo em mercados atuantes torna o Facebook excelente em qualquer caso.

3- Facebook tem o Melhor custo benefício entre as todas as mídias online

Na maioria dos casos, o Facebook oferece uma ferramenta extremamente acessível. Permiti que qualquer pessoa com uma conta no Facebook seja um potencial anunciante. O custo mínimo é um real por dia ou 30 reais em um mês. Isso permite que empresas individuais ou microempresas consigam utilizar essa ferramenta. Se bem utilizado, a ferramenta trás excelentes resultados.

4- Fale com as pessoas certas na hora certa e no lugar certo

Os anúncios do Facebook permitem você escolher para quem você vai anunciar. Permite você escolher quais dias e horários que veicular seu anúncio. Além disso, você pode escolher em quais aparelhos. No computador ou no smartphone? Sendo possível até definir qual o modelo de aparelho que você quer.

5- Se as pessoas não gostaram do seu anúncio no Facebook, ele vai mostrar cada vez MENOS

Os anúncios do Facebook também possuem um algoritmo similar ao algoritmo de relevância do Conteúdo orgânico. Se os anúncios não estão sendo bem aceitos pelo seu público, o Facebook aos poucos para de mostrar seu anúncio, pois considera ele pouco relevante.
Se ele para de mostrar meus anúncios, isso é bom ou ruim? Isso é bom, pois economiza seu investimento e não gasta ele a toa.