Quer encontrar a galera antes do evento, entre em nosso canal do Discord
Evento: Social Media Week 2019
O Social Media Week é o evento mais importante sobre redes sociais (Mídias sociais) na América latina. Talvez, não o maior em tamanho, mas com certeza o mais relevante. Da sua proposta até sua execução, o evento releva novos palestrantes e muitos assuntos ainda não explorados.
A edição 2019 chega com mais de 300 palestrantes e dezenas de atividades distribuídas nas sete salas do evento.
“Em 2019 serão cerca de 270 atividades em 7 salas simultâneas nos 2 campi da ESPM na Vila Mariana (Rua Joaquim Távora, 1240 e Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP) entre os dias 09 e 13 de setembro/2019.”
São mais de 270 atividades acontecendo em 7 salas ao mesmo tempo, ou seja, pelo menos 6 atividades você vai perder com certeza. O máximo que você consegue aproveitar é 14% do evento.
Primeiro dia do Social Media Week 2019
Segunda-feira, 09 de setembro de 2019
9h00
9h00
Marcas X Comunidades: Empresas amigas de clientes vendem mais?
A importância do tema Comunidade vem crescendo cada vez mais com a cultura da colaboração. O próprio Facebook em seu evento de desenvolvedores, o F8, fala sobre a importância da Comunidade, muito além da suas “páginas”. Uma comunidade forte faz empresas alcançarem o sucesso.
10h30
10h30
UNBOUND MARKETING AVANÇADO – COMO CRIAR UMA NOVA ESTRATÉGIA DIGITAL DE SUCESSO
MEIO-DIA
MEIO-DIA
CONSTRUINDO UMA AGÊNCIA DE REDE SOCIAL PREMIADA
Construindo um agência premiada é uma palestra sobre a trajetória de sete anos da Trianons.
13h30
13h30
10 DICAS PARA DEIXAR O SEU CHATBOT MAIS INTELIGENTE
Chatbot é um tema muito legal e se tiver uma abordagem simples e prática vai ser excelente. Essa seria minha opção neste horário.
15h00
15h00
MELHORES PRÁTICAS PARA CONVERTER NO INSTAGRAM ATRAVÉS DOS ANÚNCIOS
A Palestra do Ericsson Monteiro do Plugcitários é a melhor escolha para às 15h.
16h30
16h30
PRODUÇÕES DE VÍDEO PARA EMPRESAS – DO SIMPLES AO COMPLEXO
A produção audivisual é um desafio para todas as empresas e ter alguém contando como é trabalhar em todos os níveis é realmente muito interessante.
A palavra vídeo vem crescendo em importância, então melhor não perder a palestra de Jonathan Santos.
18h00
18h00
O IMPACTO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO MARKETING DIGITAL
A Palestra da Ligia me interessa. Quero muito saber o que a instituição tem sobre a utilização de dados na publicidade.
19h30
19h30
GAMING E ESPORTS: AS DUAS FACES DA INDÚSTRIA DE GAMES E SUAS DIFERENÇAS
O cenário de Games e E-sports está crescendo muito, então vale a pena ver o que essa palestra tem a dizer.
Segundo dia do Social Media Week 2018
Terça-feira, 10 de setembro de 2019
9h00
9h00
SOCIAL CAPITAL: COMO TORNAR A SUA MARCA UMA INFLUENCIADORA DIGITAL
Meu voto para começar o dia bem é a palestra SOCIAL CAPITAL: COMO TORNAR A SUA MARCA UMA INFLUENCIADORA DIGITAL.
10h30
10h30
FACEBOOK E INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS: ANÚNCIOS E DICAS PRÁTICAS
Bom, aqui ficou fácil, o Fábio vem se destacando forte e vale a pena ver essa palestra!
MEIO-DIA
O FIM DA ERA DOS LIKES: COMO MEDIR O SHARE OF VOICE
A palestra do Mestre, sem mais.
13h30
ESTRATÉGIA DE INSTAGRAM E WHATSAPP PARA NEGÓCIOS
Outra palestra palestra show sem muita chance para as demais, Ana Tex na área.
AARON SWARTZ – O MENINO DA INTERNET
Neste mesmo horário tem a exibição lançamento do documentário de Aaron Swartz.
15h00
COMO COMEÇAR A VENDER PRODUTOS DIGITAIS NA INTERNET
16h30
FAKE NEWS: A NOVA ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA POLÍTICA NO BRASIL
18h00
INDICADORES DE DESEMPENHO NAS AGÊNCIAS DIGITAIS
Essa foi díficil, mas eu optei pela palestra sobre INDICADORES DE DESEMPENHO NAS AGÊNCIAS DIGITAIS.
PORÉM, minhas outras opções estão brigando de igual pra igual: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CENTRO DA TRANSFORMAÇÃO DO MARKETING, PESQUISA GAME BRASIL 2018: AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO COMPORTAMENTO GAMER e BRAND AUTHORITY E CONSUMIDOR, COMO ATINGIR SEU PÚBLICO MUDANDO O COMPORTAMENTO DIGITAL
19h30
VÍDEOS IRRESISTÍVEIS PARA AS REDES SOCIAIS
As últimas palestras deste segundo dia já estão mais fraquinhas, não foi tão díficil escolher quanto no primeiro dia. Estava sentindo muita falta de alguém falando de vídeos e essa palestra cai como uma luva. Fim do segundo dia.
Terceiro dia do Social Media Week 2018
Quarta-feira, 12 de setembro de 2018
9h00
9h00
COMO USAR OS VÍDEOS PARA CONSTRUIR UMA PRESENÇA ONLINE MULTIPLATAFORMA
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
Caminho Coutinho na cabeça com certeza referência de vídeos. Excelente palestrante com uma performance impecável. Conteúdo passado de forma simples, direta e de alto impacto.
10h30
10h30
SOCIAL ADVERTISING EM UM MUNDO COM MÚLTIPLOS CANAIS
Auditório Guardião da Galáxia
Auditório Guardião da Galáxia
Esse horário foi díficil. Todas as palestras me deixaram curioso. Escolhi minha primeira opção pela empresa do profissional AMAZON WEB SERVICES.
A palestra do Vitor Peçanha está no mesmo nível com o tema O QUE É, DE VERDADE, A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MARKETING? e também assistiria com muito prazer NEUROBRANDING – ATIVAR MEMÓRIA E GERAR ENGAJAMENTO
MEIO-DIA
COMO SE TORNAR O MELHOR GESTOR DE REDES SOCIAIS DO MUNDO
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
Essa eu quero ver só pelo título. ^_^confesso. Também me chamou a atenção: DESIGN THINKING + GAMIFICATION.
13h30
O FACEBOOK NÃO PRIORIZA MAIS O FEED DE NOTÍCIAS. E AGORA? – A EXPERIÊNCIA DA CATRACA LIVRE
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
Essa palestra parece ser bem interessante quero muito ouvir as experiências e crises do Catraca Livre. Minha segunda opção seria a palestra do Rafael Kiso da Mlabs, não da pra negar que a ferramenta é uma das melhores quando o assunto é gestão de redes sociais. Veja a palestra COMO ROMPER A BARREIRA ENTRE O INBOUND E O OUTBOUND ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS no Auditório Doutor Estranho.
15h00
COMO CRIAR MELHORES CONTEÚDOS USANDO A JORNADA DO HERÓI
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
A Palestra tem um tema bem interessante e pra quem manja um pouco mais comunicação sabe o que é a Jornada do Herói. Vale a pena ver o que o Estevão Rizzo tem a dizer. Ainda no mesmo horário também tem o Fábio Ricotta da Agência Mestre.
16h30
COMO TRABALHAR COM ANALYTICS + INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRÁTICA
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
Estevão Soares na cabeça. Mais uma palestra sobre aplicação prática de inteligência artificial. Vale a pena dar uma olhada.
As outras opções boas nesse horários são: A ARTE DE ENGAJAR E GERAR CONVERSAS SEM SER CHATÃO NAS REDES SOCIAIS no auditório Doutor Estranho com a Thais Andrade da Editora Globo.
18h00
LINKEDIN PARA NEGÓCIOS
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
Já tive a oportunidade de dividir o palco com o Cris e tenho segurança pra dizer que é uma palestra que vale a pena. Conteúdo passado de maneira simples e divertida, além de ter um conteúdo importantíssimo para profissionais e para empresas que ainda nem fazem ideia de como tirar proveito do Linkedin.
19h30
GESTÃO DE COMUNIDADES: O QUE TENHO A VER?
Auditório Pantera Negra
Auditório Pantera Negra
A Palestra com o Arthur Guedes da Rock Content é minha primeira opção. Seguido pela palestra da Verônica Oliveira, O CASE DE SUCESSO QUE CUSTOU APENAS R$12,00 – A EMOCIONANTE HISTÓRIA DA FAXINA BOA.
Mantenha distância do Auditório Principal Vingadores.
Quarto dia do Social Media Week 2018
Quinta-feira, 13 de setembro de 2018
9h00
9h00
TIRE SEU CHATBOT DO PAPEL, OU MELHOR COLOQUE SEU CHATBOT NO PAPEL
Sala Jéssica Jones
Sala Jéssica Jones
A primeira palestra indicada na sala Jéssica Jones na minha opinião é a mais interessante do horário. Muitas pessoas tem dificuldade de tirar seu chatbot do papel.
10h30
10h30
CHATBOT PARA WHATSAPP: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
Esse tema acerta na Veia, com certeza muito em alta e não tenho dúvidas que vai lotar!
MEIO-DIA
STORIES SCHOOL
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
A palestra STORIES SCHOOL tem um nome bem merda, mas vai ser ministrada pelo Gerente de Empreendedorismo do Facebook Brasil, Daniel Paz.
Como o tema Stories não foi abordado até agora, essa é uma palestra obrigatória. Vamos ver o que o Facebook tem a dizer sobre o assassinato do SnapChat ^_^
13h30
O DIGITAL NÃO VIVE SÓ DE MARKETING TEM MUITA PUBLICIDADE E PROPAGANDA TAMBÉM!
Auditório Pantera Negra
Auditório Pantera Negra
Uma excelente palestra que desmitifica o universo entre o marketing, publicidade e a propaganda. Sandra Peres é a primeira opção.
Outras boas opções nesse horário são: FAKE NEWS: O QUE AS MARCAS ANUNCIANTES TÊM A VER COM ISSO?
15h00
O ÚLTIMO A SAIR NÃO APAGA A LUZ: COMO A PUBLICIDADE DIGITAL ENCARA O CONSUMIDOR 100% ONLINE
Sala Jéssica Jones
Sala Jéssica Jones
A escolha foi difícil por falta de opções. Essa é a palestra que achei mais interessante. Exceto pela palestra de COMO VENDER MAIS COM FACEBOOK E INSTAGRAM que é novamente com um profissional do Facebook.
16h30
O FUTURO DO SOCIAL COMMERCE: MERCADO E TENDÊNCIAS
Auditório Pantera Negra
Auditório Pantera Negra
Debate com três profissionais que promete ser bem interessante.
18h00
MUITO ALÉM DE FAKE NEWS: COMO COMBATER A DESINFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL?
Auditório Guardiões da Galáxia
Auditório Guardiões da Galáxia
Isabela Pimentel fala sobre Fake News. Assunto que vem ganhando força com as campanhas eleitorais de 2018.
19h30
BLACKROCKS >> EMPREENDEDORISMO NO MUNDO DAS DIFERENÇAS: O ECOSSISTEMA DE STARTUPS QUE VOCÊ RESPEITA
Sala Demolidor
Sala Demolidor
A primeira indicada da Sala Demolidor é uma palestra bem curiosa. Destaque para ouvir a gerente de comunicações do UBER falando.
Último dia do Social Media Week 2018
Sexta-feira, 14 de setembro de 2018
9h00
9h00
NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ONDE VOCÊ SE ENCAIXARÁ?
Sala Jessica Jones
Sala Jessica Jones
O tema foi pouco explorado, mas tem muita coisa pra se conversar. É fato que os profissionais estão mudando e as empresas estão aprendendo como lhe dar.
10h30
10h30
CONSTRUINDO MARCAS DE TV PAGA EM REDES SOCIAIS E YOUTUBE
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
Televisão e Internet, não preciso dizer mais nada né?
MEIO-DIA
A IMPORTÂNCIA DO DIY (DO IT YOURSELF) NAS REDES SOCIAIS
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
Fiquei entre esta palestra e a MARKETING PESSOAL DIGITAL com Tiago Souza, mas a curiosidade pra saber o que vão falar sobre DIY ganhou.
13h30
ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS | UMA CONEXÃO ENTRE O CANAL FÍSICO E O COMPORTAMENTO DIGITAL DO CONSUMIDOR
Auditório Principal Vingadores
Auditório Principal Vingadores
Instagram tava em baixa nas minhas indicações, essa palestra parece complementar o que faltava.
15h00
ECOMMERCE B2B – A REVOLUÇÃO DIGITAL CHEGOU
Auditório Doutor Estranho
Auditório Doutor Estranho
Essa é a opção mais prática e a única que me chamou a atenção.
16h30
CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES PARA O SUCESSO
Sala Luke Cage
Sala Luke Cage
Essa palestra me deixou curioso quero ver, mas fiquei bem dividido pois a palestra FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL A FAVOR DA COMUNICAÇÃO INTERNA parece ser ótima.
18h00
DICAS DO GBG SÃO PAULO (GOOGLE BUSINESS GROUP) PARA ALAVANCAR SUA STARTUP
Auditório Guardiões da Galáxia
Auditório Guardiões da Galáxia
O Google tava bem em baixa, mas parece que essa palestra vai dar uma nova força.
A palestra da Natalia Melo da ClickBus está entre as minhas primeiras opções: MÍDIAS DIGITAIS PARA MERCADOS TRADICIONAIS: COMO AS MÍDIAS DIGITAIS CONTRIBUEM PARA A EVOLUÇÃO DAS VIAGENS DE ÔNIBUS NO BRASIL
19h30
O DIA-A-DIA DO MARKETING DIGITAL (AQUILO QUE NUNCA TE CONTARAM!!!)
Auditório Pantera Negra
Auditório Pantera Negra
Bruna Alencar mandou muito bem com esse tema, é legal abrir o dia a dia e contar o que acontece nos bastidores. A opção da sala Demolidor ficou bem casada com o nome da sala POR QUE E COMO TORNAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
Fiquei bem curioso!
Sobre a organização
Edney “Interney” Souza
O SOCIAL MEDIA WEEK pode não ser o maior evento na área de internet (em tamanho), mas com certeza é o mais relevante.
A organização do Social Media Week sobre gestão do Edney Souza é com certeza uma das melhores do Brasil. O evento foi mudando ano após anos com diferentes propostas e locais.
Eu, Juliano Kimura, ainda sinto falta das edições que tinham os eventos “Shared” que qualquer pessoa podia organizar. Algo muito parecido com o que seria o TEDx (TED independente).
O evento possui uma programação bem ampla e divididas em trilhas de conhecimento. O Social Media Week já deixou de ser um evento de apenas um tema.
O modelo das palestras inicialmente todas gratuitas chegaram em um modelo bem interessante que vem se mostrado de sucesso. Todas as atividades tem um custo simbólico de 20 reais por inscrição, com o uso de um cupom que é distribuído gratuitamente pelos parceiros e patrocinadores este valor cai para 10 reais. PORÉM é possível assistir TODAS as atividades de graça. Basta ter paciência e chegar primeiro na fila gratuita da atividade.
Como chegar ao Social Media Week 2019
Considerações Finais sobre o Social Media Week
Primeiras impressões
O Social Media Week é um excelente evento, obrigatório para quem trabalha na área de comunicações
Organização
Uma das melhores organizações. Porém, existem pontos que podem ser melhorados.
O conteúdo , salas e afins poderia seria divulgado com mais antecedência. Também senti falta de uma divulgação extra em cima do evento e das atividades.
A Curadoria de conteúdo do Social Media Week é excelente e incentiva novos palestrantes. O conteúdo é votado pela plataforma, mas não há como avaliar a qualidade e experiência anterior do palestrante.
A antecedência na divulgação é importante, pois muitos dos participantes não são de Sâo Paulo.
Atrações
As palestras são divididas é muito importante saber escolher bem. Há tanto palestras incríveis com muito conteúdo, quanto algumas palestras cheias de cases e jabas. A parte boa é que você tem liberdade pra ir e vir, a palestra ta chata você tem a chance ainda de tentar outra sala.
Nas edições anteriores do Social Media Week, alguns estandes dos patrocinadores povoam o local. Houve edições tiveram Truck Foods o que era muito bom, mas como foi alterado para a ESPM, não temos truck food. Em contrapartida, as ruas em volta da faculdade ESPM são cheias de bares e restaurantes.
O evento em geral
Com certeza, este é um evento muito acima da média e de relevância muito alta. Não importa seu nível técnico, as palestras são excelentes para mais experientes como eu ou para quem está ingressando no mercado.