Consumo de Vídeo é tendência na internet
O crescimento do consumo de vídeos através da internet é uma forte tendência na comunicação. Segundo o gráfico abaixo da Wired que mostra a proporção de trafego da internet nos Estados Unidos podemos perceber como foi o crescimento.
Fonte: http://www.wired.com/2010/08/ff_webrip/
Os desafios da produção de vídeo para internet
Os vídeos para internet vem enfrentando muitos desafios. Empresas que tentam utilizar esse tipo de mídia acabam enfrentando muitas barreiras. Preços extremamente altos para uma linguagem e muitas vezes precisa ser rápida e eficiente. Vídeos curtos com 60 segundos podem custar entre R$1.000,00 e R$30.000,00 cada.
Porém, há muito tempo o Youtube e o Vimeo deixaram de ser os canais principais de vídeo. Hoje, temos dezenas de plataformas com propostas diferenciadas para publicar seu vídeo através da rede.
Facebook avança agressivamente na audiência
Vendo essa grande tendência de mercado, podemos perceber o Facebook avançando ferozmente contra o YouTube. As iniciativas começaram há mais de um ano com algumas pequenas alterações na plataforma do Facebook.
Preview do vídeo
Antigamente, quando você publicava um link do Youtube, uma imagem grande aparecia no lugar do vídeo. Essa imagem teve seu tamanho alterado e passou a ficar pelo menos 4 vezes menor. A imagem minuscula não é muito diferente da imagem de preview quando você compartilha um link.
O vídeo quando você publica no Facebook tem duas vantagens no preview. Ele aparece em um tamanho bem superior.
Autoplay do vídeo no Facebook
Vídeos postados diretamente no Facebook também tem autoplay. Ou seja, eles começam a rodar mudo mesmo antes do usuário clicar no vídeo. Dessa forma, o vídeo chama ainda mais a atenção e aumenta as chances do vídeo ser visualizado.
Qual seria o futuro do Youtube?
O Youtube ainda é a plataforma preferida dos Videomakers, mas a pergunta é: será que ele mantem o posto?
Ainda há muitos pontos em que o Youtube é superior ao Facebook em vídeos e, não apenas nos vídeos, mas como uma plataforma mais robusta quando o assunto é dinheiro.
Há anos, o youtube vem remunerando os produtores de vídeos através de um sistema de publicidade. Isso tornou possível que as pessoas ganhem muito dinheiro através do YouTube apenas com a produção de vídeos. Algo que ainda não há previsão de acontecer no Facebook, porém já há rumores e notícias falando sobre o assunto.
Além disso, o YouTube é superior na parte de analítica e na parte de ferramentas. Você tem acesso a diferentes informações dos acessos do seu vídeo e as ferramentas são muito mais completas e funcionais. No YouTube, você consegue criar links para outros vídeos e fazer algumas pequenas edições no vídeo.
Outra importante vantagem, é que o YouTube é considerado o segundo maior buscador da internet.
E você? O que você acha que vai acontecer nessa batalha pelo conteúdo de vídeos na internet? Em quem você aposta suas fichas? Youtube ou Facebook?
Fontes importantes
Via: https://www.facebook.com/camilocoutinho?fref=ts
Referência: https://medium.com/@hankgreen/theft-lies-and-facebook-video-656b0ffed369?ncid=fcbklnkushpmg00000042