Você conhece a estratégia de Vídeo Marketing?

Esse artigo surgiu porque, num mesmo dia, fui impactado por 3 e-mails marketing e 4 outros artigos, todos discutindo sobre a importância do conteúdo em vídeo para o marketing digital. Isso não foi um caso de coincidência ou coisa dos “robozinhos do Google”. É apenas a nossa realidade atual.

E nem tão atual assim, afinal não é nenhuma novidade que os vídeos são um dos formatos mais consumidos e que melhor performam quando o assunto é conteúdo digital. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, vivemos hoje na era em que um vídeo vale mais do que mil imagens.

Ouça a versão deste artigo em áudio

OS NÚMEROS NÃO MENTEM

Basta uma rápida pesquisa sobre o assunto e você será capaz de encontrar mais de 100 dados estatísticos sobre o assunto, a grande maioria já atualizada para 2018, mostrando a importância do tema nos dias de hoje. Os números comprovam, sem sombra de dúvida, o poder que o vídeo marketing carrega.

O PODER DO VÍDEO PARA SUA MARCA

As pesquisas realizadas nos últimos anos apontam que:

enquanto em 2016 63% das empresas já haviam passado a usar vídeo como ferramenta de marketing, em 2017 esse número já tinha subido para 81%

(State of Video Marketing, 2017)

A mesma pesquisa também apontou que 99% das empresas que já utilizam o vídeo marketing pretendem continuar a fazê-lo, enquanto 65% das empresas que ainda não o fazem pretendiam passar a usar vídeos ainda esse ano.

Tantas empresas interessadas  no vídeo marketing não é surpresa, quando temos dados que comprovam que eles aumentam em até 54% o alcance da marca (OptinMonster, 2018).

O RELACIONAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS E O VÍDEO

As pesquisas mostram que, entre 2011 e 2016, o tempo que um usuário passou assistindo vídeos online mais do que dobrou. Hoje, as pessoas já passam em média 6 horas por semana assistindo a vídeos on demand, por exemplo. E a tendência é esse tempo aumentar ainda mais. Por isso, tanto a TV aberta quanto a TV à cabo estão investindo cada vez mais em suas versões ou serviços on demand.

Até a simples menção de um vídeo já serve como chamariz para os usuários. Em um e-mail marketing, por exemplo, apenas a palavra “vídeo” no assunto pode aumentar as taxas de abertura em até 13%, e incorporar o link de um vídeo no e-mail pode aumentar em até 21% as taxas de conversão. Vale ressaltar que, em se tratando de conteúdo online, os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos (WordStream, 2018);

Esse é um dos motivos pelo qual 60% dos visitantes de uma página com vídeo já clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo. Vídeos são simplesmente mais atraentes. Fora que, em se tratando de um produto ou serviço, 95% dos usuários assistem a um vídeo para conseguir entendê-lo melhor (State of Video Marketing, 2017).

Os smartphones exercem um grande papel nesse comportamento. Portanto, não é de se espantar que o consumo de vídeos via dispositivos móveis cresce 100% a cada ano (HubSpot, 2017). Hoje, mais de 33% das atividades online são gastas assistindo vídeos, sendo que mais da metade dos vídeos da internet são visualizados nos dispositivos móveis (WordStream, 2018).

A INFLUÊNCIA DO VÍDEO MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Já está comprovado que, hoje, vídeos compartilhados em redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados (WordStream, 2018). Além disso, 64% dos usuários admite que assistir a um vídeo no Facebook faz com que a sua decisão de compra seja influenciada. Some essas duas informações e você já verá como um conteúdo em vídeo poderá ajudar muito mais o seu negócio.

Parte desse poder de influência se dá pelo fato do marketing online ser muito mais capaz de se conectar com seu público alvo, criando um engajamento bem mais forte. A maioria das pessoas que passam parte do seu tempo conectadas, inclusive, considera anúncios online mais relevantes. 43% dos consumidores admitem preferir assistir anúncios que forem  baseados em seus dados demográficos e de consumo de vídeo, comprovando novamente as vantagens de se estar bem engajado com seu público.

ESSES NÚMEROS REFLETEM O BRASIL?

Claro que sim! Em julho deste ano o Facebook divulgou que já alcançou 127 milhões de usuários mensais no Brasil. Estamos entre os cinco maiores mercados da companhia. As pesquisas também apontam que 86% dos nossos usuários de internet assistem a vídeos online, mostrando que nosso consumo de vídeos já é maior do que em países como México e Argentina. Em números absolutos, essa porcentagem corresponde a 65,5 milhões de pessoas assistindo a vídeos no Brasil!

Vale ressaltar que os dados mostram que 24% dos brasileiros já são “light TV viewers”, ou seja, eles dedicam 50% do seu tempo vendo vídeos na TV e os outros 50% vendo vídeos online.

E todas as pesquisas apontam que todos os números apresentados acima tendem a crescer nos próximos anos. Um motivo a mais para você começar a usar vídeos na sua estratégia de marketing.