Certamente, todos nós já quisemos ter um milhão de amigos nas redes sociais. A ideia de ter milhares de seguidores e fãs sempre nos atraiu muito. Há muito glamour em se sentir importante, mesmo que nas redes sociais.

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Em tempos de Orkut, era necessário até mesmo criar um segundo perfil caso chegássemos ao número de 999 amigos (e pode ter certeza que lotávamos os perfis a este ponto). Essa tradição passou para os que ingressaram no Facebook, tudo isso para juntar mais e mais amigos.

Pois é, mas quando publicamos algo em nossas redes nem sempre esses mil amigos irão reagir

NÃO IMPORTA A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE

O que poucos sabem é que, nas redes sociais, pouco importa o seu número de amigos, mas sim a qualidade do seu conteúdo para que haja as famosas interações. Quando falamos de envolvimento com as nossas publicações, como por exemplo a curtida, estamos falando de engajamento.

O engajamento nada mais é do que a quantidade de tempo que uma pessoa irá se dedicar ao seu conteúdo, seja com curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Para as redes sociais, é isto que realmente é relevante , muito mais do que o número de amigos, pois, ao publicar algo, os algoritmos das redes sociais entregarão seu conteúdo apenas para uma pequena amostragem de pessoas, as quais serão impactadas. Por isso, é importante saber quais pessoas que estão conectadas em nosso perfil.

Essa bolha é formada de forma aleatória, o que fará que seu conteúdo chegue aleatoriamente às pessoas que estão conectadas a você, somado a uma pequena parcela das pessoas que sempre estão reagindo ao seu conteúdo.

Se existe um grande número de pessoas, a porcentagem de alcance diminuirá consequentemente, pois suas publicações demorarão mais para atingir os que estão fora dessa bolha. Por isso, é importante que haja interação, para que seu conteúdo crie relevância e aumente o seu alcance.

Sem interações o seu conteúdo ficará limitado e é por este motivo que, mesmo tendo “um milhão de amigos”, haverá poucas interações.

Para ter uma rede social saudável é necessário se desapegar das pessoas que são um obstáculo para que seu conteúdo chegue às pessoas realmente interessadas nele. Pense: é muito melhor termos por perto apenas quem realmente gosta de nós, do que ter 5.000 amigos que não se importam e não olham nossas publicações.

MANUTENÇÃO DAS REDES SOCIAIS

No livro: O livro secreto das redes sociais, de Juliano Kimura, podemos encontrar dicas muito boas de como fazer a manutenção das suas redes sociais.

Uma delas é: Classificar as pessoas em seu perfil!

Julia Kimura explica que há quatro tipos de pessoas entre seus amigos nas redes sociais:

OS PARASITAS

Famosos “amigos de enfeite”. Estão no seu perfil, porém não interagem e são considerados os piores, pois prejudicam o alcance do seu conteúdo.

OS CORUJAS

Pouco interagem, mas estão sempre acompanhando seus passos nas redes sociais.

OS CÃES E OS GALOS

São os amigos que estão constantemente interagindo no seu perfil, comentando, curtindo e compartilhando. Esses são os que aumentam sua visibilidade.

AS COBRAS

São os haters, ou seja, aqueles que comentam com críticas ou falando mal do seu conteúdo. Porém, de alguma forma são importantes também.

“O limbo é a fronteira final. É uma zona sombria e obscura com pessoas da sua lista de amigos. Elas não curtem nada e nem compartilham, mas não necessariamente por não gostarem de vocês: elas simplesmente não recebem seu conteúdo! Como alcançar essas pessoas? Basta limpar sua lista de contatos e remover os parasitas”

-Juliano Kimura, O livro secreto das redes socais

Imagem retirada do livro “O livro secreto das redes sociais”