As inúmeras referências de Blackmirror Bandersnatch são apenas o tempero interessante para um filme interativo que abre as portas para a  era da “Você decide”

Você lembra do programa de Televisão da rede Globo chamado “Você Decide”, para quem não viveu essa época, o programa passava em duas partes. Na primeira parte era colocado um tema muito controverso e através de ligações telefônicas era possível que o público votasse e pudesse escolher qual seria a decisão do protagonista.

Esse ensaio da TV interativa realizado pela Globo é visto hoje com um novo olhar. A tecnologia chegou e o que era apenas um sonho quase duas décadas atras hoje é uma realidade completa. Temos todos os recursos necessários pra uma experiência cinematográfica com recursos de escolha em tempo real.

Não se engane achando que o filme do universo Blackmirror Bandersnatch é o primeiro da fila dos filmes interativos. A televisão “on demand” apresentou essas possibilidades primeiro com Minecraft Story Mode

A experiência dos livros da série Vagalume foi um universo que apenas os mais velhos puderam desfrutar. Este filme trás justamente essa discussão (referência) na proposta deste filme.

Um filme em que podemos escolher as decisões do protagonista. Porém, o filme leva essa experiência para um nível além. Ao escolher, o espectador começa a participar do filme que possui um roteiro complexo e cativante. Ao final, você terá uma experiência no mínimo diferente!

Olhando pelo lado da transformação digital de Blackmirror Bandersnatch, a televisão interativa vai reinventar as aplicações dentro das SmartTV e os produtores de vídeos e roteiristas terão que reaprender a construção dos seus roteiros. Experiências interativas multiplicam ao infinito as possibilidades para criar programas ao vivo mais divertidos e também pra pensar em séries e filmes atemporais com experiências interativas para mais de uma pessoa.

Ainda há muitas lacunas e dúvidas sobre o desenvolvimento desse conteúdo, mas basta uma visita ao mundo dos games e ver há um pequeno grupo de pessoas que já vem pensando em roteiros interativos há mais de três décadas!

ALERTA DE SPOILER: Blackmirror Bandersnatch

O Filme fala sobre um jovem desenvolvedor de jogos que está encantando com um livro chamado Bandersnatch. Esse livro é um livro interativo do qual o leitor pode escolher as ações e conforme suas decisões ele é levado para diferentes realidades dentro do livro.

O protagonista começa a questionar sua sanidade e o espectador começa a fazer parte real do roteiro. Em algum momento você sentirá um leve incomodo que te fará pensar de forma crítica sobre a proposta do filme. Isso é algo bem característico da série Blackmirror.

O jogo possui muitas referências ao universo da década de 80, como a fonte da empresa de games SEGA que é utilizada na Tuckergames, empresa fictícia.

Ao todo, o filme possui várias linhas diferentes com cenas escondidas e a possibilidade de cinco finais diferentes.

O que podemos esperar após essa experiência é que um leque de possibilidades foi aberto para os produtores. Blackmirror Bandersnatch cumpre seu papel de abrir os olhos das pessoas para as possibilidades de filmes interativos que beiram os jogos digitais.

Minha opinião pessoal sobre isso, a netflix vai popularizar algo que não é novidade para adeptos do mundo dos games.  A experiência interativa cinematográfica já é uma realidade há anos na industria dos games. Ela pode chocar uma geração que não acompanha os jogos digitais, mas não vai trazer nada de novo para a geração que já vem jogando jogos com gráficos ultra realísticos!