Evento: Social Media Week 2018

O Social Media Week é o evento mais importante sobre redes sociais (Mídias sociais) na América latina.  Talvez, não o maior em tamanho, mas com certeza o mais relevante.  Da sua proposta até sua execução, o evento releva novos palestrantes e muitos assuntos ainda não explorados.

“Em 2018 serão cerca de 270 atividades em 7 salas simultâneas nos 2 campi da ESPM na Vila Mariana (Rua Joaquim Távora, 1240 e Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP) entre os dias 10 e 14 de setembro/2018.”

São mais de 270 atividades acontecendo em 7 salas ao mesmo tempo, ou seja, pelo menos 6 atividades você vai perder com certeza. O máximo que você consegue aproveitar é 14% do evento.

Primeiro dia do Social Media Week 2018

Segunda-feira, 10 de setembro de 2018

9h00

INTRODUÇÃO AO INBOUND MARKETING

Sala: Auditório Guardiões da Galáxia

A palestra será com uma profissional do RD Station, uma das melhores ferramentas nacionais.  Ainda fique em dúvida sobre a palestra de Storytelling que acontece no mesmo horário.

10h30

COPYWRITING: DESCUBRA COMO UTILIZAR GATILHOS MENTAIS SECRETOS PARA CRIAR POSTS QUE ENGAJAM ATÉ 10X MAIS

Sala: Auditório Vingadores

A palestra será com o Ronny Saran da InterUP.  O nome da palestra é muito bom e chama atenção, além do conteúdo ser interessante podemos esperar uma palestra no mínimo interessante.  Minha segunda opção seria a palestra  APRENDA (LITERALMENTE) NA PRÁTICA 10 DICAS PARA ATUAR NO DIGITAL HOJE que acontece no auditório Doutro Estranho.

MEIO-DIA

CAMPANHA COM INFLUENCIADORES: COMO ACERTAR

Sala: Auditório Guardiões da Galáxia

Palestra de um tema que está em alta: Influenciadores. Neste horário também recomendo outras duas palestras:  STORYTALKS – USE AS TÉCNICAS DO STORYTELLING E DAS TALKS PARA DESENVOLVER SUA PRESENÇA PÚBLICA com o Bruno Scartozzoni e a MACHINE LEARNING E ANÁLISE  DE SENTIMENTO NAS REDES SOCIAIS para os mais avançados.

13h30

FIDELIZANDO CLIENTES ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DIGITAL

Sala Luke Cage

Esse horário ficou jogo duro. A palestra sobre atendimento é a que mais me chama atenção. A palestra da Diretora da VISA parece interessante também, mas por ser da diretora da VISA.

13h30

TENDÊNCIAS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: O MUNDO NUNCA FOI TÃO BLACK MIRROR

Auditório Doutor Estranho

Palestra da Agnes Rabelo, eu sou suspeito pra falar, pois gosto muito do trabalho da Rock Content. Entre as palestras que faria questão de assistir neste horário essa é a primeira. Minha segunda opção seria a palestra OTIMIZAÇÃO DE EMAIL MARKETING da Aline Vasselai no Auditório Pantera Negra.

16h00

GEREI LEADS!!! E AGORA, O QUE FAÇO???

Auditório Pantera Negra

Vai parecer que estou fazendo propaganda da RDStation, mas a palestra sobre Pós geração de Leads muito me apetece. Muito mais que o debate do Auditório Principal Vingadores. O debate conta com grandes nomes e grandes empresas, mas pela minha experiência se não for bem conduzido fica bem improdutivo, seria minha segunda opção.

18h00

10 BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DA SUA MARCA NO DIGITAL

Auditório Pantera Negra

A palestra parece ser bem objetiva e entre os temas deste horário seria o que eu escolheria. Além disso, é ministrada por uma profissional da E.Life uma das mais tradicionais na área de monitoramento de redes sociais.

Minha segunda opção seria a palestra SOCIAL MEDIA VOLTADA À PERFORMANCE que rola no auditório Vingadores.

19h30

MÉTRICAS PARA O PLANEJAMENTO DE MARKETING – CONSTRUÇÃO DE INDICADORES E FORMAS DE GESTÃO

Auditório Doutor Estranho

O último horário do dia é jogo duro. Eu escolhi a palestra de métricas, pois um dos maiores desafios é a percepção de valor do cliente. Isso só pode ser resolvido com muitas métricas e muito acompanhamento. PORÉM, nesse mesmo horário temos um debate com 4 profissionais incríveis na Sala Luke Cage e também uma palestra MARKETING DIGITAL NA PRÁTICA: AS DICAS PARA 2018 com o André Siqueira.  Esse último horário está muito bem servido. Na dúvida corre pro auditório principal Vingadores.

Segundo dia do Social Media Week 2018

Terça-feira, 11 de setembro de 2018

9h00

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AJUDAR O PROFESSIONAL DE MARKETING A GERAR RESULTADOS

Auditório Doutro Estranho

A palestra sobre inteligência artificial aplicada no marketing é essencial pra entender o futuro. Eu quero ouvir isso da boca da profissional da Watson da IBM. Vamos ver o que ela tem a dizer.

Ainda nesse mesmo horário tem a palestra do Gerente de Marketing da Blizzard, quero assistir, mas não espero muitas surpresas.

10h30

DO ZERO AO PROFISSIONAL EM SOCIAL MEDIA

 Auditório Pantera Negra

A palestra DO ZERO AO PROFISSIONAL EM SOCIAL MEDIA parece ser bem interessante. Porém nesse mesmo horário temos outras palestras bem legais tipo:  PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DIGITAIS, QUAL O ALGORITMO ADEQUADO? e  OS GAMES E A CHINA: A CULTURA DOS JOGOS NO EPICENTRO DAS OPORTUNIDADES.

MEIO-DIA

GAME MARKETING: O MAIOR ENGAJAMENTO DAS REDES SOCIAIS

Auditório Principal Vingadores

A palestra GAME MARKETING: O MAIOR ENGAJAMENTO DAS REDES SOCIAIS é a minha. Espero ver vocês lá. Porém, se você não quer ver o que tenho pra dizer sobre o mercado mais vanguardista em técnicas de comunicação, eu recomendo a palestra da  Tatti Maeda com QUEM É VOCÊ POR TRÁS DE VOCÊ MESMA?

13h30

“MANDA MIMOS” – COMO UTILIZAR ESTRATÉGIAS COM MICROINFLUENCIADORES SEM FORÇAR A BARRA

Sala Luke Cage

Falar com micro-influenciadores é sempre um desafio que pode render muito, fiquei bastante interessado no que eles tem a dizer. As demais palestras parecem estudos de case, vale a curiosidade.

15h00

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E INTELIGÊNCIA DE MERCADO COM A FORÇA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Auditório Doutor Estranho

Uma abordagem prática sobre o mundo da inteligência artificial sempre é muito bem-vindo!

O debate com 3 profissionais do auditório Pantera Negra promete ser interessante também.

16h30

MÍDIA TRADICIONAL X PROGRAMÁTICA: SUA AGÊNCIA VAI SOBREVIVER A NOVA ERA DA MÍDIA DIGITAL?

Sala Luke Cage

A Palestra do Cristiano Nobrega promete provocar donos de agência como eu e também consultores. Tenho muito interesse em saber quais serão meus próximos desafios de uma outra perspectiva.

A Palestra USANDO O WATSON PARA LER, ENTENDER E EXTRAIR DADOS DE REDES SOCIAIS seria minha segunda opção. As demais não achei nada muito interessante. 

18h00

INDICADORES DE DESEMPENHO NAS AGÊNCIAS DIGITAIS

Sala Luke Cage

Essa foi díficil, mas eu optei pela palestra sobre INDICADORES DE DESEMPENHO NAS AGÊNCIAS DIGITAIS.
PORÉM, minhas outras opções estão brigando de igual pra igual:  INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CENTRO DA TRANSFORMAÇÃO DO MARKETING, PESQUISA GAME BRASIL 2018: AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO COMPORTAMENTO GAMER e  BRAND AUTHORITY E CONSUMIDOR, COMO ATINGIR SEU PÚBLICO MUDANDO O COMPORTAMENTO DIGITAL

19h30

VÍDEOS IRRESISTÍVEIS PARA AS REDES SOCIAIS

Auditório Pantera Negra

As últimas palestras deste segundo dia já estão mais fraquinhas, não foi tão díficil escolher quanto no primeiro dia. Estava sentindo muita falta de alguém falando de vídeos e essa palestra cai como uma luva. Fim do segundo dia.

Terceiro dia do Social Media Week 2018

Quarta-feira, 12 de setembro de 2018

9h00

COMO USAR OS VÍDEOS PARA CONSTRUIR UMA PRESENÇA ONLINE MULTIPLATAFORMA

Auditório Doutor Estranho

Caminho Coutinho na cabeça com certeza referência de vídeos. Excelente palestrante com uma performance impecável. Conteúdo passado de forma simples, direta e de alto impacto.

Minha segunda opção seria o WORKSHOP PRÁTICO DE DESIGN THINKING na sala Luke Cage. 

10h30

SOCIAL ADVERTISING EM UM MUNDO COM MÚLTIPLOS CANAIS

 Auditório Guardião da Galáxia

Esse horário foi díficil. Todas as palestras me deixaram curioso. Escolhi minha primeira opção pela empresa do profissional AMAZON WEB SERVICES.

A palestra do Vitor Peçanha está no mesmo nível  com o tema O QUE É, DE VERDADE, A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MARKETING? e também assistiria com muito prazer NEUROBRANDING – ATIVAR MEMÓRIA E GERAR ENGAJAMENTO

MEIO-DIA

COMO SE TORNAR O MELHOR GESTOR DE REDES SOCIAIS DO MUNDO

Auditório Principal Vingadores

Essa eu quero ver só pelo título. ^_^confesso. Também me chamou a atenção:   DESIGN THINKING + GAMIFICATION.

13h30

O FACEBOOK NÃO PRIORIZA MAIS O FEED DE NOTÍCIAS. E AGORA? – A EXPERIÊNCIA DA CATRACA LIVRE

Auditório Principal Vingadores

Essa palestra parece ser bem interessante quero muito ouvir as experiências e crises do Catraca Livre. Minha segunda opção seria a palestra do Rafael Kiso da Mlabs, não da pra negar que a ferramenta é uma das melhores quando o assunto é gestão de redes sociais.  Veja a palestra COMO ROMPER A BARREIRA ENTRE O INBOUND E O OUTBOUND ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS no Auditório Doutor Estranho.

15h00

COMO CRIAR MELHORES CONTEÚDOS USANDO A JORNADA DO HERÓI

Auditório Doutor Estranho

A Palestra tem um tema bem interessante e pra quem manja um pouco mais comunicação sabe o que é a Jornada do Herói. Vale a pena ver  o que o Estevão Rizzo tem a dizer. Ainda no mesmo horário também tem o Fábio Ricotta da Agência Mestre.

16h30

COMO TRABALHAR COM ANALYTICS + INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRÁTICA

Auditório Principal Vingadores

Estevão Soares na cabeça. Mais uma palestra sobre aplicação prática de inteligência artificial. Vale a pena dar uma olhada.

As outras opções boas nesse horários são: A ARTE DE ENGAJAR E GERAR CONVERSAS SEM SER CHATÃO NAS REDES SOCIAIS no auditório Doutor Estranho com a Thais Andrade da Editora Globo.

18h00

LINKEDIN PARA NEGÓCIOS

Auditório Principal Vingadores

Já tive a oportunidade de dividir o palco com o Cris e tenho segurança pra dizer que é uma palestra que vale a pena. Conteúdo passado de maneira simples e divertida, além de ter um conteúdo importantíssimo para profissionais e para empresas que ainda nem fazem ideia de como tirar proveito do Linkedin.

19h30

GESTÃO DE COMUNIDADES: O QUE TENHO A VER?

Auditório Pantera Negra

A Palestra com o Arthur Guedes da Rock Content é minha primeira opção. Seguido pela palestra da Verônica Oliveira, O CASE DE SUCESSO QUE CUSTOU APENAS R$12,00 – A EMOCIONANTE HISTÓRIA DA FAXINA BOA.

Mantenha distância do Auditório Principal Vingadores.

Quarto dia do Social Media Week 2018

Quinta-feira, 13 de setembro de 2018

9h00

TIRE SEU CHATBOT DO PAPEL, OU MELHOR COLOQUE SEU CHATBOT NO PAPEL

Sala Jéssica Jones

A primeira palestra indicada na sala Jéssica Jones na minha opinião é a mais interessante do horário. Muitas pessoas tem dificuldade de tirar seu chatbot do papel.

10h30

CHATBOT PARA WHATSAPP: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

 Auditório Doutor Estranho

Esse tema acerta na Veia, com certeza muito em alta e não tenho dúvidas que vai lotar!

MEIO-DIA

STORIES SCHOOL

Auditório Principal Vingadores

A palestra STORIES SCHOOL tem um nome bem merda, mas vai ser ministrada pelo Gerente de Empreendedorismo do Facebook Brasil, Daniel Paz.
Como o tema Stories não foi abordado até agora, essa é uma palestra obrigatória. Vamos ver o que o Facebook tem a dizer sobre o assassinato do SnapChat ^_^

13h30

O DIGITAL NÃO VIVE SÓ DE MARKETING TEM MUITA PUBLICIDADE E PROPAGANDA TAMBÉM!

Auditório Pantera Negra

Uma excelente palestra que desmitifica o universo entre o marketing, publicidade e a propaganda. Sandra Peres é a primeira opção.

Outras boas opções nesse horário são: FAKE NEWS: O QUE AS MARCAS ANUNCIANTES TÊM A VER COM ISSO?

15h00

O ÚLTIMO A SAIR NÃO APAGA A LUZ: COMO A PUBLICIDADE DIGITAL ENCARA O CONSUMIDOR 100% ONLINE

Sala Jéssica Jones

A escolha foi difícil por falta de opções. Essa é a palestra que achei mais interessante. Exceto pela palestra de COMO VENDER MAIS COM FACEBOOK E INSTAGRAM que é novamente com um profissional do Facebook.

16h30

O FUTURO DO SOCIAL COMMERCE: MERCADO E TENDÊNCIAS

Auditório Pantera Negra

Debate com três profissionais que promete ser bem interessante.

18h00

MUITO ALÉM DE FAKE NEWS: COMO COMBATER A DESINFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL?

Auditório Guardiões da Galáxia

Isabela Pimentel fala sobre Fake News.  Assunto que vem ganhando força com as campanhas eleitorais de 2018.

19h30

BLACKROCKS >> EMPREENDEDORISMO NO MUNDO DAS DIFERENÇAS: O ECOSSISTEMA DE STARTUPS QUE VOCÊ RESPEITA

Sala Demolidor

A primeira indicada da Sala Demolidor é uma palestra bem curiosa. Destaque para ouvir a gerente de comunicações do UBER falando.

Último dia do Social Media Week 2018

Sexta-feira, 14 de setembro de 2018

9h00

NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ONDE VOCÊ SE ENCAIXARÁ?

Sala Jessica Jones

O tema foi pouco explorado, mas tem muita coisa pra se conversar. É fato que os profissionais estão mudando e as empresas estão aprendendo como lhe dar.

10h30

CONSTRUINDO MARCAS DE TV PAGA EM REDES SOCIAIS E YOUTUBE

 Auditório Doutor Estranho

Televisão e Internet, não preciso dizer mais nada né?

MEIO-DIA

A IMPORTÂNCIA DO DIY (DO IT YOURSELF) NAS REDES SOCIAIS

Auditório Doutor Estranho

Fiquei entre esta palestra e  a MARKETING PESSOAL DIGITAL com Tiago Souza, mas a curiosidade pra saber o que vão falar sobre DIY ganhou.

13h30

ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS | UMA CONEXÃO ENTRE O CANAL FÍSICO E O COMPORTAMENTO DIGITAL DO CONSUMIDOR

Auditório Principal Vingadores

Instagram tava em baixa nas minhas indicações, essa palestra parece complementar o que faltava.

15h00

ECOMMERCE B2B – A REVOLUÇÃO DIGITAL CHEGOU

Auditório Doutor Estranho

Essa é a opção mais prática e a única que me chamou a atenção.

16h30

CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES PARA O SUCESSO

Sala Luke Cage

Essa palestra me deixou curioso quero ver, mas fiquei bem dividido pois a palestra FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL A FAVOR DA COMUNICAÇÃO INTERNA parece ser ótima.

18h00

DICAS DO GBG SÃO PAULO (GOOGLE BUSINESS GROUP) PARA ALAVANCAR SUA STARTUP

Auditório Guardiões da Galáxia

O Google tava bem em baixa, mas parece que essa palestra vai dar uma nova força.
A palestra da Natalia Melo da ClickBus está entre as minhas primeiras opções:  MÍDIAS DIGITAIS PARA MERCADOS TRADICIONAIS: COMO AS MÍDIAS DIGITAIS CONTRIBUEM PARA A EVOLUÇÃO DAS VIAGENS DE ÔNIBUS NO BRASIL

19h30

O DIA-A-DIA DO MARKETING DIGITAL (AQUILO QUE NUNCA TE CONTARAM!!!)

Auditório Pantera Negra

Bruna Alencar mandou muito bem com esse tema, é legal abrir o dia a dia e contar o que acontece nos bastidores. A opção da sala Demolidor ficou bem casada com o nome da sala POR QUE E COMO TORNAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
Fiquei bem curioso!

Primeiro dia do Social Media Week 2018

Segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Sobre a organização

Edney “Interney” Souza

O SOCIAL MEDIA WEEK pode não ser o maior evento na área de internet (em tamanho), mas com certeza é o mais relevante. 

A organização do Social Media Week sobre gestão do Edney Souza é com certeza uma das melhores do Brasil. O evento foi mudando ano após anos com diferentes propostas e locais.

Eu, Juliano Kimura, ainda sinto falta das edições que tinham os eventos “Shared” que qualquer pessoa podia organizar. Algo muito parecido com o que seria o TEDx (TED independente).

O evento possui uma programação bem ampla e divididas em trilhas de conhecimento. O Social Media Week já deixou de ser um evento de apenas um tema.

O modelo das palestras inicialmente todas gratuitas chegaram em um modelo bem interessante que vem se mostrado de sucesso.  Todas as atividades tem um custo simbólico de 20 reais por inscrição, com o  uso de um cupom que é distribuído gratuitamente pelos parceiros e patrocinadores este valor cai para 10 reais. PORÉM é possível assistir TODAS as atividades de graça. Basta ter paciência e chegar primeiro na fila gratuita da atividade.

Como chegar ao Social Media Week 2018

Se ainda estiver com dúvidas sobre dia e horário consulte a Agenda completa do Social Media Weekhttps://smwsp.com.br/agenda/
O estacionamento nos arredores é um pouco complicado, por isso recomendamos que você se organize para usar algum app de transporte ou o metrô.
O Metrô Ana Rosa (linha azul) fica a 15 minutos de caminhada de cada um dos Campi. Cada Campus fica a 7 minutos um do outro de caminhada.
Na Rua Joaquim Távora tem vários locais atraentes para almoçar ou happy hour, em anexo tem 18 locais com 10% de desconto incluindo opções vegetarianas / veganas.
As salas do evento são as seguintes:
ESPM Álvaro Alvim – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
Auditório Vingadores (270 lugares) – Térreo
Auditório Pantera Negra (120 lugares) – Térreo
Auditório Doutor Estranho (142 lugares) – Térreo
Sala Homem Formiga (120 lugares) – bloco C – 3º andar
ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1240
Auditório Guardiões da Galáxia (131 lugares) – Térreo
Sala Luke Cage (50 lugares) – 10º andar
Sala Jessica Jones (50 lugares) 10º andar
Sala Demolidor (45 lugares) 10º andar
(A Sala Homem Formiga será usada apenas no dia 11/09 nos 3 últimos horários pois o Auditório Vingadores estará reservado para a atividade com a Ministra Carmen Lúcia: https://smwsp.com.br/palestra/?id=2058)
A maneira mais prática de ver a programação no momento (com locais e horários) é instalando o aplicativo do evento, basta procurar SMWSP na Apple Store ou Google Play Store, ou seguir os links abaixo:

Considerações Finais sobre o Social Media Week

Primeiras impressões

O Social Media Week é um excelente evento, obrigatório para quem trabalha na área de comunicações

Organização

Uma das melhores organizações.  Porém, existem pontos que podem ser melhorados.

O conteúdo , salas e afins poderia seria divulgado com mais antecedência.  Também senti falta de uma divulgação extra em cima do evento e das atividades.

A  Curadoria de conteúdo do Social Media Week  é excelente e incentiva novos palestrantes. O conteúdo é votado pela plataforma, mas não há como avaliar a qualidade e experiência anterior do palestrante.
A antecedência na divulgação é importante, pois muitos dos participantes não são de Sâo Paulo.

Atrações

As palestras são divididas é muito importante saber escolher bem. Há tanto palestras incríveis com muito conteúdo, quanto algumas palestras cheias de cases e jabas.  A parte boa é que você tem liberdade pra ir e vir, a palestra ta chata você tem a chance ainda de tentar outra sala.

Nas edições anteriores do Social Media Week, alguns estandes dos patrocinadores povoam o local. Houve edições tiveram Truck Foods o que era muito bom, mas como foi alterado para a ESPM, não temos truck food. Em contrapartida, as ruas em volta da faculdade ESPM são cheias de bares e restaurantes.

O evento em geral

Com certeza, este é um evento muito acima da média e de relevância muito alta. Não importa seu nível técnico, as palestras são excelentes para mais experientes como eu ou para quem está ingressando no mercado.

Galeria de Fotos Social Media Week – Anos anteriores