Como a maioria das startups, a sua está com o orçamento apertado mas precisa fazer um evento do tamanho do Lollapalooza para se divulgar, atrair público, gerar negócios, estabelecer parcerias etc.
Mais do que isso, vocês desejam ressaltar a imagem inovadora, o clima descontraído, o espírito do grupo e o potencial disruptivo. Mas como fazer isso gastando pouco?
A seguir, elaboramos sete dicas para você organizar um evento criativo e de impacto sem tirar o sono de seu gestor financeiro.
- Faça você mesmo
Se você é um empreendedor do segmento digital já está acostumado com o espírito “do it yourself” e multidisciplinar das startups. É este mesmo espírito que deve prevalecer na hora de organizar seu evento.
Portanto, esqueça organizadores terceiros, fornecedores supercaros, espaços de luxo. A regra é: corte todos os custos possíveis e ative sua equipe para desenvolver soluções inovadoras.
Combinado? Então vamos em frente.
- Seja criativo com o lugar
A locação de um espaço pode consumir boa parte de seu orçamento. Ao mesmo tempo, transferir seu evento para um bar, apesar de ser uma alternativa, não vai deixar sua fatura final muito mais barata. Então como resolver a questão? Pense fora da caixa!
Sabe aquela casa supercharmosa, com um quintal incrível, ao lado de sua startup, que está há meses com uma placa para alugar? Você pode ligar na imobiliária e fazer uma proposta de locação por um dia para um evento. Além disso, você pode se comprometer a contratar uma equipe de faxina para limpar a casa que está cheia de poeira e folha seca na garagem. Mais do que tudo isso, você pode dizer que entre os seus convidados pode haver algum interessado em alugar aquele imóvel que já está quase assombrado. Essa é uma boa forma de convencer o proprietário!
Outra solução é levar o evento para um espaço de coworking. Neste caso, é preciso identificar aqueles que são parceiros e oferecem benefício para startups.
Uma outra alternativa são os hostels. Explique para os proprietários qual a proposta de sua startup e quais os benefícios de vincular a marca deles com a sua. Assim como no caso da casa, elabore uma lista de benefícios que serão gerados para ele. No fim, tente chegar a um meio termo que seja bom para os dois lados.
- Descarte o buffet
Definitivamente, buffet é para os fracos, amigo. Você sabe como desinfetar um tambor para gelar cerveja nele? Isso é cool! Se for preciso, escale o seu desenvolvedor para servir a bebida para os convidados.
Fingerfood em bandejas distribuídas por garçons? Forget it! Existem soluções mais baratas, como sanduíches de metro vendidos por padarias, ou então novas empresas de comida criativa (como aquela sua colega que largou o emprego para começar uma empresa de saladas) sedentas por participar de eventos. Por que não fazer uma parceira com eles?
E não se esqueça de sua mãe, que alimentou você e seus colegas durante toda a infância e adolescência. Acredite, ela sabe como montar uma mesa para convidados!
- Corte os extras
Não será desta vez que a sua startup irá distribuir aqueles brindes descolados, ok? Talvez numa próxima edição, depois que vocês receberem uma outra rodada de investimentos.
No lugar, você pode distribuir badges para as pessoas usarem enquanto estiverem no evento e reforçar a exposição de sua marca.
- Convide outras startups
Que tal oferecer um espaço para outras startups desenvolverem uma ação em seu evento? Elas podem montar um stand, distribuir alguns brindes, oferecer algum serviço etc. em troca de alguma ajuda de custo.
- Faça parcerias com universidades e estudantes
Seu evento já atingiu uma escala de médio porte? Neste caso, você pode fazer parcerias com empresas junior, incubadas em universidades, ou estudantes para produzir seu evento.
Confira apenas como atender os requisitos burocráticos para atender as exigências da secretaria acadêmica.
- Transforme seus fornecedores em patrocinadores
Você fez a opção por determinado serviço de cloud ao invés de outro? Optou pela ferramenta de tickets de atendimento para o usuário mais conhecida apesar dela ser mais cara? Que tal pedir um favorzinho em troca?
Crie um pacote de patrocínio/ajuda de custo e veja como seus fornecedores podem lhe dar uma força. Diga a eles que esta pode ser uma boa oportunidade para eles demonstrarem o quão bom têm sido os seus serviços e prospectarem novos clientes.
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