Para quem se lembra do Orkut, essa plataforma era um novo meio de se conectar com os amigos e fazer novas amizades.
Depois surgiu o Facebook que também era encarado dessa forma, porém no decorrer dos anos o comportamento e as necessidades das pessoas foram mudando; a plataforma criou novos serviços, como também surgiram outros: Snapchat, LinkedIn, Tik Tok entre tantos outros.
Com o boom da internet, muitas empresas para garantir visibilidade e venda, criaram o seu próprio site e marcaram presença nas redes sociais. No entanto, existem três tipos de mídias sociais no mercado que se diferenciam pelo comportamento da empresa que são:
1 – Mídias sociais como mais um canal de visibilidade perante o cliente. Aqui a empresa garante presença, porém não se preocupa em criar um relacionamento;
2 – Mídias sociais como um meio de se relacionar com os clientes, ficando atento aos resultados de alcance e de engajamento das postagens, mas não se importando ou considerando as reclamações dos mesmos;
3 – Mídias sociais que são consideradas como meio de comunicação e engajamento com os clientes e que as métricas geradas, são encaminhadas para todos os departamentos da empresa para analisar e planejar melhorias.
Nessas descrições, o ideal é o terceiro, porém muitos empresários e empreendedores esperam que haja uma fórmula milagrosa para o sucesso milionário, mas isso não existe!
Podemos usar a metodologia de muitas empresas como referência, mas seguir ao pé da letra, não garantirá o mesmo retorno.
Portanto, o sucesso ou diferencial do seu negócio está ao ver a sua presença nas mídias sociais como um termômetro de análise sentimental, das métricas e avaliar todas essas informações cruzadas com o mercado atual.
Por meio disso, identificar as falhas dos concorrentes e criar seu diferencial, porque muitas vezes, a solução está bem na página da rede social da sua empresa.
Pense nisso!
Aline da Silva
Gerente de Projetos