Evento: Expo Fórum Digitalks 2018
Nos dias 04 e 05 de Setembro, estivemos no Expo Fórum Digitalks 2018, principal evento de negócios digitais do país. Na sua 9° edição, o evento reuniu mais de 80 expositores com diversas atividades, contando com 4 auditórios com palestras simultâneas que abriram espaço para 120 palestrantes influentes.
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Estandes de Destaque
Estandes
SEO Marketing
Ponto positivo:
A brincadeira com o martelo chamou muito a atenção dos visitantes do evento, o que fez com que as pessoas parassem no estande.
Ponto positivo:
A sala espelhada rendeu muitos selfies e compartilhamentos, difundindo ainda mais a marca de forma orgânica.
Como diria o Tio Ben: “grandes eventos sempre trazem grandes responsabilidades”, e como o nosso querido Homem-Aranha, as empresas também usam uniformes para salvar o dia (de quem pagou e quer ser surpreendido em um evento).
No Digitalks deste ano, destacamos o estande do SEO Marketing como o mais atrativo, mas por quê?
Eles conseguiram chamar a atenção de quem passava em frente com uma coisa que o ser humano ama: COMPETIÇÃO!
Eis que em tempos de Thor usando machado, o martelo voltou a ser destaque (pelo menos na Digitalks).
Como funcionava? Por que deu certo?
Todos que frequentavam o estande eram convidados a dar aquela martelada de respeito (e de quebra medir suas forças com amigos). O resultado da martelada era anotado em uma planilha e caso você alcançasse o topo, você ganhava um kit com uma garrafa de vinho e um canivete.
Nosso Klebão alcançou o maior resultado do Digitalks, 560 (junto com outra pessoa, levando a um desempate no final do dia). Acreditamos fielmente que ele foi injustiçado, pois perdeu a disputa do primeiro lugar e teve que disputar o segundo lugar com uma pessoa que anteriormente alcançou 550, mas vida que segue. #ForçaKlebão!
Também era possível receber uma caneca com frases icônicas, como por exemplo: “O cliente gostou de tudo, mas não vai fazer nada!” Só era preciso postar uma foto no Instagram e marcá-los para ganhar.
Seu logo estava presente na caneca e rendeu muitas risadas devido às frases e, principalmente, lembranças da marca!
Parabéns SEO Marketing! Só esperamos explicações sobre o caso do Klebão. Brincadeira! :D
Palestras de Destaque
Palestras
Publicidade pós-digital: Como ficaram as mídias e sua relação com o mercado
Ponto positivo:
Os palestrantes trouxeram um conceito diferente sobre as transformações da sociedade numa era onde o digital não é mais uma novidade e sim algo muito corriqueiro no nosso dia-a-dia.
Andre Pontual, COO e Co-Founder da empresa NoBeta, juntamente com Davi Bertoncello, CEO da Hello Group, ministraram a palestra abordando as questões que a era pós-digital tem levantando.
Levando em consideração o tema retratado podemos observar que muito se fala no pós-digital, mas o pós-digital é agora. Desde seu início, a internet e os meios digitais só fizeram evoluir. E isso, numa velocidade muito maior que a destinada à sua “descoberta”.
Mesmo que hoje em dia muitos serviços sejam todos online, o digital ainda não conquistou 100% da população nacional: 70% dos brasileiros confiam mais em programas jornalísticos tradicionais do que nas informações compartilhadas na rede. Somente 20% da população acredita e confia nas redes sociais e em suas notícias.
Andre Pontual quis explanar que, na era pós-digital, os consumidores esperam das marcas agilidade, personalidade, boa experiência de compra, propósito e empatia e, por este motivo, não basta mais dizer “compre meu produto porque ele é o melhor”, mesmo que comprovadamente ele seja o melhor. As campanhas publicitárias no pós-digital precisam agregar algum valor ao cliente ou ao ambiente em que ele vive.
Conciliar o digital com o analógico também é fator determinante para o sucesso da campanha e da marca. Apesar de haver mais de um celular por habitante, a penetração ainda é baixa em diversas localidades. Algumas pessoas ainda não dão crédito total ao digital e precisam ver essa simbiose acontecendo para que elas se sintam em um ambiente mais familiar e a marca se torne mais confiável.
Antes de iniciar uma campanha, é fundamental cercar-se de informações, não só sobre o produto e o consumidor, mas também sobre os veículos nos quais a mensagem será transportada.Seu público precisa enxergar esse veículo como um local de confiança e credibilidade para, só assim, sua marca ser lembrada e alcançar o sucesso.
Considerações Finais sobre o Evento
Primeiras impressões
Apesar de ser um dos mais tradicionais eventos de mídias sociais no Brasil, o local era pequeno se comparado com eventos do mesmo porte. Entre os palcos o que mais chamou atenção foi o Experience, devido ao seu formato “360°” onde o palestrante ficava em um palco central e a plateia ao redor.
Organização
Devido a um acidente na principal via de acesso ao local, algumas palestras sofreram atrasos. Mesmo com essa eventualidade, os organizadores conseguiram, aos poucos, remediar a situação e normalizar os horários das palestras. Parabéns, Digitalks! Sabemos o quanto é difícil lidar com imprevistos.
Atrações
Colocando em prática o “expectativa x realidade”, muitos estandes de grandes marcas deixaram a desejar em questão de atrações, não proporcionando uma experiência esperada de um evento deste porte.
O evento em geral
Analisando o evento em geral, as palestras foram equilibradas, sendo algumas muito boas e outras apenas “propagandas de ferramentas”. Os estandes foram pouco atrativos. O evento disponibilizou água e energético gratuitamente aos visitantes. A praça de alimentação oferecia opções bem diversificadas, desde culinária oriental, italiana e até o tradicional combo hambúrguer e batata.