Há pouco tempo, falamos aqui no blog sobre 5 propagandas que viraram memes. Apesar de ser muito vantajoso ter o seu conteúdo viralizado de forma inesperada, isso também pode ser arriscado, já que nem sempre os memes compartilhados vão focar nos pontos positivos do seu produto (como aconteceu no caso Friboi).

Uma forma mais segura de atingir o seu público e ter o seu conteúdo compartilhado de forma positiva talvez seja seguir o caminho contrário. No lugar de fazer uma propaganda e vê-la viralizar como meme de forma inesperada, planejar uma campanha que embarque na onda dos memes e os use de forma inteligente, com a intenção de tornar sua propaganda viral. Se feito da forma certa, seu conteúdo com certeza vai bombar na internet!

Que tal relembrarmos alguns casos de sucesso que se apoiaram nos memes? Apesar de falarmos no título sobre 5 memes que viraram propaganda, como algumas delas usam diversos memes ao mesmo tempo, na verdade o artigo está mais pra “5 exemplos que usaram memes como propaganda”.

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CHALLANGE ACCEPTED

É verdade que, nos últimos dois anos, usar memes na publicidade se tornou algo mais comum, mas a verdade é que isso não é novidade. Em 2014, por exemplo, a Kit Kat usou os, agora “jurássicos”, rostos de memes da Rage Comics, como o Troll Face, Forever Alone e Me Gusta, como parte da sua primeira grande campanha no Brasil, entitulada #MEUBREAK.

A campanha, que foi lançada na TV, ainda contava com outras peças, que se desdobravam tanto online quanto offline, fazendo com que seu conteúdo fosse aprofundado e expandido no meio digital. Isso tudo para se comunicar usando a linguagem que o próprio público da marca estava habituado a usar nas redes sociais.

LUIZA TAMBÉM ACEITOU O DESAFIO (MAS NÃO A DO CANADÁ)

Para comemorar o aniversário da sua loja online, em 2017, a Magazine Luiza produziu um mega compilado de memes, usando diversas referências que estavam viralizando na internet na época. Pra começar, a própria campanha pegou carona no conceito dos “Desafios”, muito explorado no Youtube por usuários e youtubers famosos. Tanto que o próprio Felipe Neto foi chamado pra dar o kick-off da campanha, desafiando a própria Luiza Helena Trajano a produzir um vídeo viral.

Em “resposta”, tivemos, provavelmente, o comercial com mais referências de memes por segundo (ou por metro quadrado), indo desde o “Ata da Mônica” e o Forninho da Giovanna, até a Repórter da “Senhora” e o meme da própria Luiza Helena, de quando ela caiu com a tocha olímpica durante as Olimpíadas de 2016.

Em meio a tudo isso, inúmeras referências à virais da internet, incluindo jogos como Pokémon Go, músicas como Gangnam Style e Tá Tranquilo, Tá Favorável ou até mesmo a Sarrada no Ar e a derrota do Brasil na Copa de 2014.

CAMPANHA MEMERÁVEL

Outra marca que entrou na onda de usar diversas referências a memes foi a Brastemp. Se esse ano ela está com a campanha da “Comunicação Digital”, em 2017 ela conseguiu impactar mais de 16 milhões de pessoas na internet com a campanha “Homemenagem”, antes mesmo do anúncio ganhar uma versão para a TV (que era 30 segundos mais curto que o da internet).

A campanha acertou em cheio ao convidar famosas como Glória Pires, Suzana Vieira, Bela Gil e Carolina Ferraz para fazer sátira dos seus próprios memes em prol da marca. Só no Facebook o filme foi compartilhado mais de 60 mil vezes, batendo também mais de 4 milhões e meio de visualizações no Youtube.

NO AMOR E NA GUERRA

Sem dúvida, as mídias digitais são a principal plataforma para se fazer campanhas baseadas em memes. E uma marca que tem feito isso muito bem é a plataforma de streaming, Netflix. Com filmes muitas vezes transitando entre 2 minutos e meio e 3 minutos, um formato impensável para a TV “convencional”, a Netflix aposta nas mídias digitais para criar um diálogo mais próximo com o seu público.

Exemplo disso é a Playlist “Zoeiras Originais Netflix”, criada no seu canal do Youtube. Ali você encontra campanhas aproveitando algumas das “Rainhas dos Memes” para promover novas temporadas de séries da plataforma, como o uso da Inês Brasil para promover a série Orange is the New Black, ou Gretchen promovendo Glow. Até mesmo a Rainha dos Baixinhos, que também protagoniza diversos memes na internet, como a “Xuxa Verde” e “Senta Lá, Cláudia”, estrelou um anúncio para Stranger Things fazendo piada com as lendas urbanas do seu LP tocado ao contrário e sua “boneca demoníaca”.

Outro exemplo clássico de como a Netflix usou os memes com maestria, foi quando ela participou da 1ª Guerra Memeal entre Brasil e Portugal, em 2016. Na ocasião, os portugueses se apropriaram de alguns memes brasileiros, usando-os como se fossem seus, e levando os usuários dos dois países a se digladiarem no Twitter. A Netflix aproveitou a deixa, com uma hilária declaração de “paz” entre sua página de Portugal e a Brasileira.

DE BOA, SÓ OBSERVANDO A TRETA

E aproveitando que mencionamos o Twitter, vale mencionar que para memes se transformarem em propaganda, nem sempre você precisará usar vídeos. Afinal, grande parte da propagação dos memes ocorre mesmo no Twitter, assim como no Facebook, através de GIFs animados ou mesmo imagens estáticas. Quem é mestre de usar essas redes é o Giraffas. A rede de fast-food brazuca está sempre antenada ao que está acontecendo com a concorrência e não perde uma oportunidade de se aproveitar das rixas entre eles com muito bom humor.

Como na vez em que o Bob’s perdeu o direito de licença da marca Ovomaltine para divulgar seu milkshake, que foi logo adquirido pelo Mc Donald’s. Enquanto as duas marcas se alfinetavam nas redes sociais e o Bob’s lançava o hashtag #MilkFake, o Giraffas foi lá e divulgou um gif fazendo propaganda dos diversos sabores dos seus milk shakes.

Ou então, quando o Burger King convidou o Mc Donald’s para criar um Mc Whooper em comemoração ao Dia Mundial da Paz. Diante da recusa “politicamente correta” do Mc Donald’s, o Giraffas não perdeu tempo e foi logo respondendo ao Burger King que aceitava.

Memes são uma forma de chamar a atenção do público e usá-los em campanhas pode ser uma ótima estratégia. As referências que eles carregam fazem com que as pessoas que estão imersas na internet e nas redes sociais se identifiquem, criando assim empatia com o conteúdo e aumentando ainda mais a vontade de compartilhá-lo!